“infarto e câncer”: Maria Bruaca, da primeira Pantanal, passou por lutas e fez novelas que você nem sabia que era ela

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

18/09/2022 12h40

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
“infarto e câncer”: Maria Bruaca, da primeira Pantanal, passou por lutas e fez novelas que você nem sabia que era ela - Reprodução

Ângela Leal foi  a atriz que fez Maria Bruaca na primeira versão de Pantanal

Na primeira versão da novela Pantanal, escrita por Benedito Ruy Barbosa, foi a atriz Ângela Leal quem deu vida a famosa personagem Maria Bruaca, uma mulher oprimida e submissa ao marido Tenório (Antônio Petrin). Na época, Ângela Leal falou sobre a experiência de viver a Maria Bruaca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Para viver a Bruaca, eu me despi de qualquer cuidado com a beleza. Mesmo sabendo que não vou fotografar bem em certos momentos, vou fundo. O que me importa não são os seus ângulos ou facetas, e sim a personagem inteira. Enfim, ela é como se fosse a vitória da minha experiência, de um talento trabalhado, exercitado, batalhado”, relatou a atriz ao O Globo, em julho de 1990.

Ângela Leal foi  a atriz que fez Maria Bruaca na primeira versão de Pantanal – Foto: Reprodução

Após o sucesso Pantanal, Ângela Leal fez outros diversos trabalhos na televisão brasileira, como: Dona Xepa (1977), O Astro (1977), Água Viva (1980), O Bem – Amado (a série, em 1980), a minissérie Quem Ama Não Mata (1982), Roque Santeiro (1985), Tenda dos Milagres (1985) e o Sítio do Picapau Amarelo (1986).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ângela Leal – Foto: Reprodução

A atriz também esteve na minissérie Chiquinha Gonzaga, na Globo, em 1999. No ano seguinte, foi para a Record e atuou na trama Vidas Cruzadas. Entre 2006 e 2007, fez parte de mais três produções da Globo: A Diarista, Páginas da Vida e Sete Pecados.

Mas o que muitos não sabem, é o que aconteceu com a atriz quando ela resolveu se aposentar.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

 

Infarto, câncer e aposentadoria

A verdade é que Ângela Leal resolveu se aposentar para ficar a frente do Teatro Rival, que estava passando por um momento bastante delicado. Sem o patrocínio da Petrobrás, o espaço estava prestes a ser fechado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, a atriz acabou sofrendo um infarto, em 30 de dezembro de 2019, após uma apresentação do cantor Ivan Lins.

“Acabei passando o dia 3 na UTI, acho que foi acúmulo. Eu já tinha tido um câncer, estava muito fragilizada e, quando veio o fim do patrocínio, vi que não ia dar mais”, contou a atriz ao jornal O Globo, em janeiro de 2021.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, após o ocorrido, o Rival conseguiu um novo patrocínio. “Começaram os telefonemas em solidariedade e um deles foi de uma pessoa que se dizia da Refinaria de Manguinhos, perguntando se a gente estava precisando de patrocínio. O mundo dá respostas. Se o pensamento desse governo que foi eleito legitimamente por um pedaço da sociedade é outro, o que resta agora é encarar e exigir que a cultura seja respeitada”, afirmou a artista, que se aposentou da cena artística após a descoberta de um câncer no fígado.

Ângela Leal – Foto: Reprodução

“Naquela época, tive um câncer no fígado, raríssimo, que não era metástase. Depois de nove horas de cirurgia, com direito a parada cardíaca, passei três dias entubada, mas sobrevivi. Depois da operação, fiquei com esse tremor (mostrando as mãos, trêmulas). Pensa: velha hoje só faz empregada doméstica. Imagine eu servindo um chá”, relatou Ângela ao O Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, Ângela Leal é mãe da também atriz, Leandra Leal. Hoje, aos 72 anos e avó de Julia, ela se diz otimista com a atual situação que a cultura atravessa em nosso país.

Ângela Leal é mãe da também atriz, Leandra Leal – Foto: Reprodução

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.