“infarto e câncer”: Maria Bruaca, da primeira Pantanal, passou por lutas e fez novelas que você nem sabia que era ela

Ângela Leal foi a atriz que fez Maria Bruaca na primeira versão de Pantanal
Na primeira versão da novela Pantanal, escrita por Benedito Ruy Barbosa, foi a atriz Ângela Leal quem deu vida a famosa personagem Maria Bruaca, uma mulher oprimida e submissa ao marido Tenório (Antônio Petrin). Na época, Ângela Leal falou sobre a experiência de viver a Maria Bruaca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Para viver a Bruaca, eu me despi de qualquer cuidado com a beleza. Mesmo sabendo que não vou fotografar bem em certos momentos, vou fundo. O que me importa não são os seus ângulos ou facetas, e sim a personagem inteira. Enfim, ela é como se fosse a vitória da minha experiência, de um talento trabalhado, exercitado, batalhado”, relatou a atriz ao O Globo, em julho de 1990.

Ângela Leal foi a atriz que fez Maria Bruaca na primeira versão de Pantanal – Foto: Reprodução
Após o sucesso Pantanal, Ângela Leal fez outros diversos trabalhos na televisão brasileira, como: Dona Xepa (1977), O Astro (1977), Água Viva (1980), O Bem – Amado (a série, em 1980), a minissérie Quem Ama Não Mata (1982), Roque Santeiro (1985), Tenda dos Milagres (1985) e o Sítio do Picapau Amarelo (1986).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ângela Leal – Foto: Reprodução
A atriz também esteve na minissérie Chiquinha Gonzaga, na Globo, em 1999. No ano seguinte, foi para a Record e atuou na trama Vidas Cruzadas. Entre 2006 e 2007, fez parte de mais três produções da Globo: A Diarista, Páginas da Vida e Sete Pecados.
Mas o que muitos não sabem, é o que aconteceu com a atriz quando ela resolveu se aposentar.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Infarto, câncer e aposentadoria
A verdade é que Ângela Leal resolveu se aposentar para ficar a frente do Teatro Rival, que estava passando por um momento bastante delicado. Sem o patrocínio da Petrobrás, o espaço estava prestes a ser fechado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, a atriz acabou sofrendo um infarto, em 30 de dezembro de 2019, após uma apresentação do cantor Ivan Lins.
“Acabei passando o dia 3 na UTI, acho que foi acúmulo. Eu já tinha tido um câncer, estava muito fragilizada e, quando veio o fim do patrocínio, vi que não ia dar mais”, contou a atriz ao jornal O Globo, em janeiro de 2021.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, após o ocorrido, o Rival conseguiu um novo patrocínio. “Começaram os telefonemas em solidariedade e um deles foi de uma pessoa que se dizia da Refinaria de Manguinhos, perguntando se a gente estava precisando de patrocínio. O mundo dá respostas. Se o pensamento desse governo que foi eleito legitimamente por um pedaço da sociedade é outro, o que resta agora é encarar e exigir que a cultura seja respeitada”, afirmou a artista, que se aposentou da cena artística após a descoberta de um câncer no fígado.

Ângela Leal – Foto: Reprodução
“Naquela época, tive um câncer no fígado, raríssimo, que não era metástase. Depois de nove horas de cirurgia, com direito a parada cardíaca, passei três dias entubada, mas sobrevivi. Depois da operação, fiquei com esse tremor (mostrando as mãos, trêmulas). Pensa: velha hoje só faz empregada doméstica. Imagine eu servindo um chá”, relatou Ângela ao O Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, Ângela Leal é mãe da também atriz, Leandra Leal. Hoje, aos 72 anos e avó de Julia, ela se diz otimista com a atual situação que a cultura atravessa em nosso país.

Ângela Leal é mãe da também atriz, Leandra Leal – Foto: Reprodução
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bianca Rayla
Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br