Informe da ANVISA comunica proibição de sabão popular e retirada de lojas liga o alerta nas donas de casa

ANVISA proíbe sabões e outros produtos de marca popular por falhas graves; Entenda o caso, os riscos e como comprar saneantes com segurança.
4 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

ANVISA proíbe marca de sabão após risco (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Pinterest)

Presentes em praticamente todos os lares brasileiros, os produtos de limpeza são indispensáveis para a rotina doméstica. Entre eles, o sabão ocupa papel central, pois ele é útil na lavagem de roupas, na higienização de superfícies ou na limpeza da cozinha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Justamente por fazer parte do cotidiano de milhões de famílias, qualquer alerta sobre sua segurança acende o alerta nos consumidores, principalmente nas donas de casa.

E foi isso que aconteceu em outubro de 2025, quando um informe da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a proibição da fabricação, venda, distribuição e uso de todos os produtos de limpeza e cosméticos da empresa Maxx Química e Sistemas de Limpeza Ltda., com sede em Parauapebas (PA).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal Agência Brasil, oficial do Governo, a decisão, publicada após uma ação de fiscalização, incluiu TODA linha de saneantes, inclusive os galões de sabão, tão populares e bem requisitados, conforme mostram as suas redes sociais oficiais.

A situação levou à retirada imediata dos produtos de prateleiras em diversos estados.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida está ligada a falhas graves nas boas práticas de fabricação, detectadas durante uma inspeção sanitária entre 30 de setembro e 2 de outubro de 2025.

MAS ATENÇÃO! Antes de prosseguir, a fim de evitar confusões, é bom deixar bem claro que a empresa autuada, a Maxx Química e Sistemas de Limpeza Ltda., não tem qualquer relação com a Maxxi Química, outra companhia do setor com nome semelhante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As duas não possuem vínculos empresariais, jurídicos ou operacionais.

O que motivou a proibição?

Durante a inspeção, a ANVISA constatou que a empresa descumpria o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação para produtos de higiene pessoal, cosméticos e saneantes, conforme determina a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 48/2013.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essas boas práticas garantem que o processo produtivo siga padrões mínimos de higiene, controle de qualidade e segurança.

No caso da Maxx Química, a ausência de conformidade colocou em risco a integridade dos produtos e, consequentemente, a saúde do consumidor.

Diante das irregularidades, a Anvisa determinou de todos os seus produtos.

Os riscos para o consumidor

O uso de produtos de limpeza fabricados fora das normas da Anvisa pode representar riscos diretos à saúde e à segurança doméstica.

A falta de controle técnico pode levar a formulações instáveis, com níveis inadequados de substâncias químicas, capazes de causar irritações na pele, alergias, intoxicações ou danos a superfícies.

Em alguns casos, a presença de componentes não permitidos ou mal dosados pode liberar vapores tóxicos quando o produto entra em contato com outros agentes de limpeza.

Por isso, a agência reforça que apenas produtos fabricados segundo as boas práticas e devidamente regularizados devem ser utilizados no dia a dia.

A posição da empresa

Até o momento, a Maxx Química e Sistemas de Limpeza Ltda. não se manifestou publicamente sobre a decisão da ANVISA. Também não há registros oficiais de pedido de regularização, defesa ou recurso junto ao órgão.

Inclusive um consumidor chegou a cobrar esse posicionamento por meio de um comentário em seu perfil oficial no Instagram, mas, até o momento, sem respostas; Veja na imagem abaixo:

Consumidor cobra um posicionamento da marca sobre a decisão da ANVISA (Foto Reprodução/Instagram@maxxquimica)

No entanto, o espaço segue em aberto, caso ela queira expor a sua versão dos fatos e até mesmo dar os esclarecimentos. Lembrando que:

Importância da empresa:

Como comprar produtos de limpeza com segurança?

A ANVISA sempre recomenda que o consumidor siga alguns cuidados básicos antes de comprar ou usar qualquer produto de limpeza:

Esses cuidados ajudam a evitar o uso de produtos falsificados ou fabricados fora das normas, reduzindo riscos à saúde e prevenindo acidentes domésticos.

Mas, para saber mais informações sobre a ANVISA e suas proibições e comunicados, clique aqui*.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile