Sabonete e +: Informe da ANVISA traz suspensão de 3 populares

Sabonete, condicionador e tônico: Informe da ANVISA traz suspensão de 3 populares em 2025

ANVISA proíbe linha famosa de cosméticos; Confira a lista de produtos suspensos, incluindo itens infantis e cremes dentais.

25/12/2025 6h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Marca popular de produtos de higiene pessoal sofreu proibição da ANVISA após risco (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Canva/TV Foco)

ANVISA proíbe linha de cosméticos Ozonteck; Confira a lista de produtos suspensos, incluindo itens infantis e cremes dentais, e saiba o que fazer se você tem esses itens em casa

Produtos de higiene pessoal fazem parte da rotina diária de milhões de brasileiros. Do sabonete usado no banho ao condicionador que cuida dos cabelos, passando por tônicos e géis corporais, esses itens entram em contato direto com a pele e o couro cabeludo, muitas vezes mais de uma vez ao dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Justamente por isso, qualquer alerta sanitário envolvendo esse tipo de produto acende um sinal vermelho imediato entre consumidores.

E foi exatamente esse alerta que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) emitiu no início de outubro de 2025, ao determinar a suspensão, recolhimento e proibição de uma linha inteira de cosméticos da marca Ozonteck, uma das mais famosas do ramo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais produtos foram suspensos pela Anvisa?

De acordo com decisão da ANVISA, entre os produtos que foram atingidos, três populares entre sabonetes, tônicos e condicionadores tiveram todos seus lotes atingidos:

  • Condicionador Kids Ozon Splash;
  • Sabonete Líquido OX3;
  • Tônico Capilar Ozonizado Revita Tonic.

Ou seja, a resolução alcançou toda a linha ozonizada da marca, sem exceção.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O que motivou a suspensão dos cosméticos?

A ANVISA constatou que a empresa regularizou os produtos indevidamente como cosméticos, embora os itens apresentem alegações de atividade farmacológica.

O que muda completamente o enquadramento sanitário exigido por lei.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a ANVISA, os itens sugerem efeitos terapêuticos associados ao uso do ozônio, algo que não é permitido para produtos classificados apenas como cosméticos, conforme a legislação vigente.

Essa prática fere diretamente as normas sanitárias, visto que induz o consumidor a acreditar em benefícios medicinais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o infrator divulga promessas que a autoridade reguladora ainda não avaliou, comprovou ou autorizou

Ao permitir que produtos com possíveis efeitos farmacológicos circulem como simples cosméticos, o risco vai além da rotulagem irregular.

O principal problema está na falta de avaliação sanitária adequada para esse tipo de alegação, o que pode expor consumidores a:

  • Uso inadequado do produto
  • Falsa expectativa de tratamento ou efeito terapêutico
  • Aplicação em crianças ou pessoas sensíveis sem orientação correta
  • Falta de controle sobre possíveis reações adversas

A ANVISA reforça que alegações terapêuticas exigem outro nível de controle, testes e autorização, justamente para proteger a saúde pública.

Posição da empresa

Não foi localizada manifestação pública da empresa + Briefing Agência de Publicidade e Representações Ltda., responsável pela marca Ozonteck, sobre a decisão da Anvisa.

No entanto, o espaço segue aberto para eventual posicionamento, caso a empresa se manifeste oficialmente.

  • Importância e presença da marca no mercado: A Ozonteck se posiciona como pioneira em produtos ozonizados no mercado brasileiro, focando em saúde e bem-estar. A marca oferece uma gama diversificada de itens, desde cosméticos capilares e sabonetes até suplementos e acessórios. Além do consumo próprio, a Ozonteck opera com um modelo de marketing multinível, oferecendo a oportunidade de revenda e expansão de rede, com lucros e prêmios para distribuidores.

O que o consumidor deve fazer quando um produto é proibido pela ANVISA?

Quem possui algum dos produtos suspensos deve:

  • Primeiramente, interrompa o uso imediatamente
  • Em seguida, evite o descarte em pias ou ralos
  • Procurar o local de compra para orientações sobre devolução
  • Acompanhar novos comunicados oficiais da Anvisa

A recomendação vale mesmo que o produto ainda esteja dentro do prazo de validade. Mas, para saber mais informações e proibições da ANVISA, clique aqui*.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.