Informe do Banco Central deve ser lido por clientes Itaú, Bradesco e Nubank hoje 24/10

Banco Central divulgou o ranking de bancos com maior índice de reclamações referente ao terceiro semestre de 2025
3 min de leitura
Banco Central, Nubank, Bradesco e Itaú (Fotos: Reproduções / Globo / Internet)

Banco Central, Nubank, Bradesco e Itaú (Fotos: Reproduções / Globo / Internet)

Banco Central divulga ranking de bancos com maior índice de reclamações

Nesta quinta-feira, 23, o Banco Central divulgou o ranking de bancos com maior índice de reclamações referente ao terceiro semestre de 2025. Na liderança estão o Banco Inter, C6 e Bradesco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Primeiramente, o Banco Inter liderou o ranking de reclamações do Banco Central com 3.862 queixas consideradas procedentes, o que resultou em um índice de 96,37.

Em segundo lugar ficou o Banco C6, com 1.726 reclamações válidas e índice de 53,03. Já o Bradesco, em terceiro lugar, teve 5.718 reclamações e índice de 51,74.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os grandes bancos, o Itaú ficou na sétima posição com 4.525 reclamações e índice de 45,13.

No entanto, o Nubank aparece em décimo quarto – penúltimo lugar – com 1.386 reclamações e índice de 12,67. À posição o torna uma das melhores opções para correntistas.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já na ponta do ranking do Banco Central, o Cloudwalk apresentou o melhor desempenho com apenas 135 reclamações e índice de 9,55.

O índice de reclamações indica a quantidade de queixas consideradas procedentes por milhões de clientes de cada instituição financeira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a métrica usada pelo Banco Central permite comparações proporcionais entre bancos de tamanhos diferentes.

Desse modo, o ranking pode ajudar o correntista a identificar de forma mais rápida e objetiva qual instituição financeira oferece as melhores condições para abrir uma conta, considerando fatores como qualidade do atendimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ranking completo:

Quais foram os principais motivos de reclamações?

De acordo com o Banco Central, o problema mais recorrente envolveu falhas na integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou até mesmo legitimidade das operações e serviços relacionadas ao cartão de crédito.

Em seguida, outra reclamação recorrente dos clientes são as restrições na portabilidade de operação de crédito consignado, especialmente em casos envolvendo pessoas físicas.

O que bancos falaram sobre o ranking do Banco Central?

Em nota ao portal Valor Econômico, o Banco Inter ressaltou que o ranking é um “instrumento importante para aprimoramento do sistema financeiro”.

A instituição reforçou que acompanha as manifestações e está focada em oferecer a melhor experiência para os clientes. O Banco Inter ainda confirmou que possui um “plano ativo de evolução do posicionamento no ranking, com avanços já projetados e melhorias esperadas ainda para 2025”.

Em seguida, o C6Bank informou que sua prioridade é “garantir a melhor experiência aos seus clientes e reduzir continuamente o número de reclamações”.

A instituição também “acompanha as manifestações registradas e trabalha para promover melhorias em seus produtos, serviços e canais de atendimento, sempre com o compromisso de prestar um suporte ágil e eficiente”.

Por fim, o Bradesco revelou que possuí um “trabalho intenso e focado na melhoria contínua de nossos produtos e serviços” e está focada em reduzir os índices de reclamações e oferecer um melhor atendimento aos clientes.

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Sair da versão mobile