Informe do Banco Central comunica o que está bloqueando o PIX no Itaú, Nubank e mais

Saiba mais sobre novo informe do Banco Central que está bloqueando algumas chaves PIX de bancos como Itaú, Bradesco, Nubank e mais instituições
Na manhã desta quarta-feira (31), o TV Foco traz mais informações sobre um informe do Banco Central.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em suma, em novembro deste ano, o Banco Central começou a bloquear as chaves PIX identificadas pelos bancos como Itaú, Nubank, Santander e mais como utilizadas para golpes e fraudes.
A nova funcionalidade da instituição faz parte de um pacote de ações que aumentam a segurança dos sistemas de pagamento instantâneo, o PIX.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que a informação foi divulgada em reunião do Fórum PIX.
Essa nova medida do Banco Central, impede a transferência para quem estiver marcado como fraudador. Além disso, as instituições marcam o CPF ou CNPJ e a chave PIX do usuário dos bancos do Itaú, Bradesco, Santander e mais sempre que ocorre uma suspeita de fraude.
Sendo assim, após essa marcação, o usuário não pode iniciar uma transação e nem receber através de contas desse usuário.
Mais sobre o informe do Banco Central
Ainda segundo informações do portal ‘R7’, da Record, o banco pode rejeitar o pedido de registro de novas chaves PIX, caso este usuário já tenha outra chave ou CPF/CNPJ com a marcação do Banco Central.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As instituições financeiras podem usar essas informações para autorizar, reter ou até bloquear essas transações. O maior objetivo é prevenir fraudes, inclusive se a transação tiver sido rejeitada.
Existem novidades no PIX para 2026?
A resposta é sim. Ainda segundo o mesmo site, o Banco Central está desenvolvendo o ‘Pix em garantia’ e deve liberá-lo para uso em 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, o ‘pix em garantia’ vai permitir que os recebíveis futuros de PIX sejam usados como garantia em operações de crédito.
Em suma, a medida mais voltada para estabelecimentos comerciais e até empresas. Seno assim não traz nenhum tipo de mudança na forma de pessoas físicas utilizarem o PIX a partir do ano que vem.
O grande objetivo do Banco Central com esse novo ‘benefício’ é baratear o crédito ofertado para as empresas. E principalmente para aquelas cujo uso do PIX é de maior relevância.
Vale destacar que no final de outubro deste ano, o Banco Central liberou o ‘Pix Parcelado’, onde é possível a tomada de crédito pelo usuário pagador para permitir o parcelamento de uma transação PIX.
Autor(a):
Sophia Gonçalves Villanueva
Eu sou Sophia Villanueva, tenho 27 anos é sou jornalista graduada em Comunicações Sociais pela Metodista de São Paulo em 2020. Trabalho na área desde 2019 e tenho uma ampla trajetória no site, desde que entrei em 2021. Tenho forte atuação na cobertura esportiva com o futebol, por exemplo, no mundo da televisão, realitys e também das celebridades. Sou apaixonada pelo entretenimento. Caso queira me encontrar, pode me chamar através do número (13) 99139-7771