Informe do Detran confirma isenção em multas para lista de motoristas que têm CNH nas categorias A e B

Informe do Detran decreta isenção em multas para lista de motoristas que têm CNH nas categorias A e B
O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) é o órgão responsável por organizar, fiscalizar e regulamentar o trânsito em todo o Brasil. Entre suas funções, estão a emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o controle de veículos registrados no país. Para os motoristas, esse documento é essencial, já que garante o direito de dirigir e comprova a aptidão para conduzir com segurança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta semana, um informe publicado pelo Detran no Instagram chamou a atenção. A instituição confirmou que existe uma lista de motoristas com CNH nas categorias A e B que podem contar com isenção em multas. A medida reforça o papel do órgão em facilitar o acesso a informações oficiais e trazer mais praticidade no dia a dia de quem está no volante.

Além disso, o Detran destacou os benefícios da Carteira Digital de Trânsito (CDT), que mantém todos os documentos veiculares em versão digital, com validade oficial e máxima segurança. Pelo aplicativo, o motorista encontra serviços como a CNH Digital, o CRLV eletrônico, a consulta de infrações e até descontos de até 40% em multas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro ponto prático é a venda digital de veículos. Após concluir a negociação, o proprietário pode solicitar a transferência de forma rápida pelo sistema TDV, disponível no app Poupatempo. Segundo o Detran, os documentos digitais têm a mesma validade legal dos impressos, o que facilita a rotina de milhares de motoristas em todo o país.
O que causa a suspensão da CNH?
Em suma, a suspensão da CNH pode ocorrer de duas formas: pelo acúmulo de 20 pontos em infrações no período de 12 meses ou pelo cometimento de infrações gravíssimas que já preveem essa penalidade. Portanto, essas últimas são chamadas de Infrações Suspensivas e não exigem o acúmulo de pontos.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

4 atitudes que podem arrancar sua CNH
A seguir, veja os principais motivos que podem levar à suspensão da carteira em 2025:
Dirigir sob efeito de álcool
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiramente, previsto no Art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro, essa é uma das infrações mais severas. Além da multa alta e dos 7 pontos na CNH, o motorista perde o documento e só poderá voltar a dirigir após o curso de reciclagem.
Ameaçar pedestres ou outros veículos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida, atos de imprudência como jogar o carro em cima de alguém ou fazer manobras perigosas (Art. 170) também resultam em suspensão imediata do documento de habilitação.
Ignorar bloqueio policial
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Furar uma barreira policial sem autorização (Art. 210) é infração gravíssima e também leva à suspensão da CNH.

Fazer malabarismos com moto
Além disso, conduzir motocicleta empinando ou com manobras arriscadas (Art. 244, III) é motivo direto para suspensão do documento, além de gerar multa pesada e risco de cassação.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Sandra Cotrim
Sandra Cotrim é jornalista com anos de trajetória no TV Foco, onde atua como uma das principais redatoras na cobertura de televisão, celebridades e atualidades há mais de quatro anos. Assim, com forte apuração jornalística e olhar analítico, dedica-se a informar o público com credibilidade, profundidade e atenção aos bastidores do mundo da TV.