Multa e veículo retido: Informe do Detran sobre CNH traz proibição para motoristas em 2025

Comunicado do Detran sobre a CNH que traz proibição para motoristas em 2025.

09/10/2025 13h50

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Essas pessoas não podem ter CNH (Foto: Divulgação)

Tudo o que você precisa saber sobre o comunicado do Detran sobre a CNH que traz proibição para motoristas em 2025

Não há como negar que, para os motoristas, a CNH se trata do documento mais importante. Afinal, dirigir sem a carteira nacional de habilitação pode acabar trazendo muitos danos. É válido falar que os requisitos necessários para possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), incluem, ter a partir de 18 anos, ser alfabetizado. Além disso, possuir documentos de identificação pessoal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, estando dentro das exigências, o condutor então poderá solicitar seu documento e passar por avaliações até estar apto para dirigir nas vias públicas. 

Você sabia que existem penalidades diferentes a quem dirigir sem possuir e portar a CNH? 

Pois bem, a título de informação, o artigo 309 do CTB ressalta que dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida permissão para dirigir ou habilitação ou, ainda, se cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano, pode resultar em detenção, de seis meses a um ano, ou multa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, sendo considerada uma infração gravíssima, o condutor flagrado cometendo a infração está sujeito uma multa de R$ 880,41. Além disso, de ter o veículo retido até a apresentação de um condutor habilitado.

Dirigir sem portar CNH

Além disso, vale falar também que os motoristas que trafegam e possuem a CNH mas dirigem sem o documento, físico ou digital, através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), também estão cometendo infração de trânsito.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

De acordo com o artigo 232 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista deve portar os documentos de identificação do veículo e de habilitação ao estar na direção.

Assim, caso o condutor seja abordado em uma ação de fiscalização de trânsito, e estiver sem a CNH, ou se órgão não conseguir verificar sua habilitação no sistema, acaba enquadrado em infração de nível leve, multa de R$ 88,38 e três pontos adicionados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em suma, em ação administrativa, o veículo acaba sendo retido até a apresentação do documento.

O Detran realiza operações de fiscalização constantemente para deter condutores que trafegam nas vias públicas fora dos conformes legais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.