INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) trouxe um importante alerta para todos os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e avisou o que pode ocasionar corte
Em 2025, o INSS segue com a revisão e benefícios através do pente-fino. Dessa maneira, é de extrema importância que os beneficiários do BPC se atentem a esse comunicado do órgão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse grupo é o que está no foco do pente-fino, porque muitas pessoas estão fraudando o benefício. Dessa maneira, o INSS tem o interesse de retirar esse grupo da folha de pagamentos.
Mas, é claro, o órgão não deseja cometer injustiças e por esse motivo, trouxe um alerta do que pode ocasionar o rompimento do benefício. A partir disso, os beneficiários precisam se atentar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que causa suspensão nos pagamentos do BPC?
Conforme informações do Einvestidor, pelo menos 800 mil pessoas devem passar pelo pente-fino por conta do BPC. E o foco da iniciativa são os 3 grupos abaixo:
- Beneficiários do BPC que estão fora do Cadastro Único (CadÚnico) ou não atualizam seus dados há mais de 48 meses;
- Segurados que recebem auxílio-doença há mais de dois anos;
- Aposentados por invalidez que não passaram por perícia recente.
A partir disso, uma convocação será realizada. Você será comunicado por carta, SMS ou extrato bancário. Então, para evitar perda do benefício, atenção a convocação, pois, precisa comparecer.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim que receber a notificação do INSS, você precisará executar os passos seguintes para evitar o corte do benefício:
- Acessar o portal Meu INSS e fazer login;
- Buscar a opção “Novo requerimento”;
- Digitar “Agendar perícia médica”;
- Escolher data e horário para a avaliação presencial na agência do INSS mais próxima.
O que será necessário fazer?
Bom, após a convocação, você terá que ir na data marcada da perícia. Então, será primordial levar todos os laudos, exames e documentos médicos atualizados que comprovem a condição de saúde. P
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, quem é do BPC, precisará além da perícia médica, realizar uma atualização cadastral no CadÚnico, o que pode ser feito no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Saiba que essa medida é que vai garantir que você siga na folha de pagamentos do benefício. Claro, isso partindo da ideia que você não está cometendo fraude.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se estiver, saiba que será cortado e não há o que fazer para recuperar o benefício. O INSS não permite fraudes nos pagamentos.