INSS faz alerta sobre golpes envolvendo a Prova de Vida
Nesta quinta-feira, 07, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por meio do portal oficial do Governo Federal, fez um alerta importante aos aposentados e pensionistas. O informe chama a atenção para um novo golpe envolvendo a Prova de Vida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Instituto, criminosos estão se passando por atendentes da Central 135, entrando em contato por telefone e pedindo que a pessoa digite “1” ou “2” para confirmar dados ou manter o benefício ativo.
No entanto, o INSS reforça que não realiza a Prova de Vida por telefone, mensagem de texto ou e-mail, e nunca solicita senhas, dados pessoais ou transferências de dinheiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, a Prova de Vida é feita automaticamente, com base no cruzamento de informações oficiais do Governo Federal.
Desse modo, a maioria dos beneficiários não precisa realizar nenhuma ação para continuar recebendo o pagamento mensal de seu benefício.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, quem não foi identificado nesse cruzamento de dados precisa regularizar a situação. Esses segurados são notificados exclusivamente pelo extrato bancário.
Nesses casos, o beneficiário possuí até 30 dias para realizar a Prova de Vida, através do aplicativo oficial do Meu INSS ou em agências bancárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como se proteger de golpes?
Nos últimos anos, inúmeros criminosos utilizam o nome do INSS para aplicar golpes. Desse modo, o beneficiário deve se atentar:
- Desconfie de qualquer ligação, mensagem ou e-mail que peça confirmação de dados ou ameace suspender o benefício
- Nunca forneça informações pessoais por telefone
- Se receber uma ligação suspeita, encerre imediatamente
- Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com a Central 135 ou consulte o site e aplicativo Meu INSS
O que é a Prova de Vida?
A Prova de Vida do INSS é um procedimento anual e obrigatório, previsto pela Lei nº 8.212/1991, que serva para confirmar que o beneficiário continua vivo e apto para receber o pagamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde 2023, o processo é automático e com base no cruzamento de dados de diversos órgãos públicos, como registros de vacinação, emissão de documentos, participação em eleições e declaração do Imposto de Renda.
Porém, mesmo com o processo automático, o beneficiário pode realizar o procedimento manualmente, pelo aplicativo Meu INSS ou no banco, caso queira.
Como saber se a Prova de Vida está em dia?
Por fim, o beneficiário pode verificar a situação da Prova de Vida através do aplicativo ou site Meu INSS, ou ligando para a central 135.
