Informe do Nubank hoje (01/12) deve ser lido para evitar erro irreversível no PIX

Tudo o que você precisa saber sobre o comunicado do Nubank a respeito do PIX. Fique por dentro de tudo no TV FOCO.

01/12/2025 15h15

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Nubank - (Foto: Reprodução/Canva/Montagem Sandra)

Tudo o que você precisa saber sobre o comunicado do Nubank a respeito do PIX

Apesar de ser atualmente considerado como o método de transação mais seguro do mercado, existe uma questão sobre o Pix que ainda deixa muita gente sem saber o que fazer. Antes de mais nada, é válido falar que atualmente o Pix é o meio de pagamento mais usado entre os brasileiros. De acordo com informações do Banco Central, desde o seu lançamento em 2020, o Pix se tornou mais popular que o dinheiro físico e os cartões. Assim, sendo utilizado por mais de 76% da população.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, em meio a tudo isso, existe uma dúvida bastante recorrente em meio aos clientes dos bancos, como, por exemplo, o Nubank. Isto, sobre os pagamentos por pix: acaba sendo possível cancelar um pix feito?

Pois bem, para esclarecer a dúvida de todos de uma vez por todas, o Nubank acabou emitindo, por meio do seu portal oficial, um comunicado a respeito do assunto. Em suma, já adiantamos: não é possível cancelar um pix.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comunicado

Assim, por meio do seu portal, o Nubank crava: “Um pagamento por Pix acaba não podendo ser cancelado. Isto, após a confirmação com a senha de 4 dígitos. Isto, uma vez que o valor acaba transferido instantaneamente para a conta de destino. Apenas o titular da conta de destino poderá efetuar o estorno da transação. Caso você tenha utilizado um telefone ou e-mail como chave Pix, é possível utilizar essas informações para entrar em contato com a pessoa que recebeu o valor”, explica.

Assim, segundo o Nu, caso você acabe fazendo uma transferência que precise ser cancelada, a única forma acaba sendo entrar em contato com o titular da conta.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

“Sugerimos que verifique o comprovante de transferência disponível no histórico da sua Conta do Nubank. Isto, pois ele contém todos os dados bancários da transação que serão essenciais para que a pessoa que recebeu identifique a transferência e possa devolver o valor”.

Confira a seguir o passo a passo do banco para acessar os detalhes do seu Pix:

  • Na tela principal do aplicativo, toque em Conta;
  • Busque a transação Pix realizada;
  • Toque sobre a transação e depois em “Ver comprovante”.

O que fazer em casos de golpes envolvendo o Pix?

Em síntese, o cancelamento acaba não sendo possível porque o Pix se trata de uma transferência instantânea e irreversível, na qual o dinheiro acaba transferido imediatamente para a conta do recebedor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, vale a pena destacar ainda que, caso você acabe sendo vítima de uma fraude, você pode acabar usando o Mecanismo Especial de Devolução (MED). Se trata de um método criado pelo Banco Central para proteger as vítimas de ações fraudulentas.

Por fim, você pode registrar a solicitação do MED em até 80 dias após a data da transação, conforme indica o Banco Central do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.