Informe do Nubank sobre cartão de crédito pega clientes de surpresa: “Nunca ouvi falar”

Nubank solta informe sobre cartão de crédito e notícia pega clientes de surpresa
O Nubank surpreendeu seus clientes ao compartilhar uma publicação em sua conta oficial do Instagram. A instituição financeira decidiu brincar com a história do dinheiro e dos serviços bancários, trazendo curiosidades que chamaram a atenção do público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Do cofre do porquinho ao PIX, tem uma fortuna de curiosidades sobre dinheiro por esse mundo afora”, escreveu o banco na postagem, que rapidamente gerou interação entre os seguidores.

A origem do salário
O termo salário vem do latim salarium, usado para definir a quantidade de sal oferecida como pagamento a soldados na Roma Antiga. O sal tinha tanto valor que acabou virando sinônimo de remuneração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O início da poupança
Em seguidas, poucos sabem, mas a poupança surgiu no Brasil em 1861. Dom Pedro II lançou a famosa caderneta, que funcionava literalmente como um caderno. Nele, os rendimentos dos depósitos eram anotados à mão.
O cofre do porquinho
A origem do clássico cofre de porquinho não é totalmente clara. A teoria mais aceita remonta ao século 16, na Europa, quando uma argila chamada pig era usada para fabricar vasos nos quais as pessoas guardavam moedas.
O primeiro cartão de crédito
O cartão de crédito, hoje indispensável na vida financeira, nasceu por acaso. Em 1950, Frank MacNamara esqueceu a carteira ao ir a um restaurante. No ano seguinte, criou o Diner’s Club, que permitia assinar a conta e pagar depois em estabelecimentos parceiros.
Reações dos usuários
Por fim, como era de se esperar, os clientes adoraram a iniciativa do Nubank. Muitos elogiaram o formato descontraído da publicação. “Interessante viu?, nunca havia ouvido falar disso”, comentou uma seguidora. Outro completou: “Apostem mais nesse tipo de publicação”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nubank faz alerta sobre golpes do PIX
O PIX se tornou o método de pagamento mais utilizado no Brasil. Sua rapidez e praticidade conquistaram milhões de brasileiros. No entanto, essa popularidade também atrai criminosos. Por isso, o Nubank emitiu um aviso importante para quem usa o PIX do banco.
Assim, o principal objetivo é proteger seus clientes de fraudes cada vez mais frequentes. Portanto, se você é cliente do Nubank ou realiza transferências via PIX, vale a pena entender como os golpes funcionam e como se proteger.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como funcionam os principais golpes com PIX?
Os golpistas usam diferentes táticas para enganar as vítimas. Uma das mais comuns é se passar pela central de atendimento de um banco. Logo, eles entram em contato alegando que há um problema na sua conta e orientam a vítima a fazer um PIX para “resolver” a situação. Tudo falso.
Todavia, outra estratégia usada é o envio de links suspeitos ou a solicitação para instalar um aplicativo. Isso pode resultar na instalação de malwares no celular da vítima, permitindo que os criminosos tenham acesso ao app do banco e realizem transações por conta própria.
Também existem tentativas de golpe por meio de sites falsos. Os criminosos pedem que o cliente registre suas chaves PIX em páginas falsas, se passando pelo próprio Nubank ou por outras instituições. Assim, ao fornecer seus dados (como CPF, telefone ou e-mail), o usuário entrega, sem saber, acesso direto aos golpistas.
Promoções falsas de lojas conhecidas e mensagens por redes sociais ou e-mail também são usadas para enganar os usuários e obter senhas, dados bancários ou confirmações de pagamento via PIX.

Como evitar cair em golpes com PIX?
O Nubank reforça que jamais solicita PIX para desbloqueios de conta, atualizações de cadastro ou verificações de segurança. Além disso, também não entra em contato por redes sociais para pedir dados pessoais, senhas ou confirmações de transações.
Veja as principais orientações para se proteger:
- Nunca faça um PIX para liberar sua conta ou resolver pendências com o banco;
- Não instale apps ou abra arquivos enviados por pessoas ou perfis desconhecidos;
- Nunca forneça sua senha por e-mail, redes sociais ou mensagens;
- Confira com atenção os dados de quem vai receber o PIX antes de confirmar a transação;
- Não registre chaves PIX por telefone ou por links recebidos por terceiros. Faça isso apenas pelo app oficial do seu banco.
Se desconfiar de alguma mensagem, acesse os canais oficiais do Nubank diretamente pelo navegador ou aplicativo.
Quem usa o cartão de crédito Nubank precisa ler isso hoje 16/8
Autor(a):
Sandra Cotrim
Sandra Cotrim é jornalista com anos de trajetória no TV Foco, onde atua como uma das principais redatoras na cobertura de televisão, celebridades e atualidades há mais de quatro anos. Assim, com forte apuração jornalística e olhar analítico, dedica-se a informar o público com credibilidade, profundidade e atenção aos bastidores do mundo da TV.