Informe fundamental do INSS deve ser lido hoje (27/12)

Idosos avisados: Informe fundamental do INSS deve ser lido hoje (27/12) por todos os beneficiários

O INSS surpreendeu ao liberar um informe fundamental que atingiu em cheio os beneficiários. Aliás, todos precisam ficar cientes da novidade

27/12/2025 20h44

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
INSS (Foto: Divulgação)

O INSS surpreendeu ao liberar um informe fundamental que atingiu em cheio os beneficiários. Aliás, todos precisam ficar cientes da novidade

Um novo informe do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisa ser lido por todos os beneficiários neste sábado, 27 de dezembro. Trata-se de uma notícia que promete auxiliar no orçamento de muitos idosos que ainda não sabem deste presente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando a respeito da contestação de descontos indevidos. De acordo com informações do Governo Federal, 5,9 milhões de pessoas realizaram as contestações desde maio, quando o sistema acabou sendo aberto.

Desde então, mais de 3,6 milhões já receberam a devolução do dinheiro, que totalizou R$ 2,4 bilhões. Os outros pedidos estão em processamento. Mas, por conta do número alto que ainda precisa receber o pagamento, o INSS estendeu os prazos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tanto que em 12 de novembro, segundo o portal Gov.br, foi assinado um termo aditivo que prorroga, por mais três meses, o prazo para contestar os descontos indevidos. Agora, os pedidos devem acontecer até o dia 14 de fevereiro de 2026.

Informe importante do INSS deve ser lido hoje (07/12) - Foto: Internet
Informe importante do INSS – Foto: Internet

Além disso, o novo aditivo também amplia as hipóteses no qual o INSS fará o ressarcimento administrativo aos segurados que contestaram o desconto associativo. Ou seja, aumentaram as possibilidades para contestação.

Ou seja, poderão aderir ao ressarcimento os segurados que contestaram descontos indevidos e discordaram dos documentos apresentados por 17 entidades suspeitas de utilizarem sistemas para fraudarem assinaturas de beneficiários.

Como fazer a contestação dos descontos indevidos?

O aplicativo Meu INSS é uma das maneiras de fazer a contestação. Para isso, basta clicar em “Consultar Descontos de Entidades Associativas” e, se identificar algum desconto indevido, fazer a contestação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, outra alternativa é procurar uma agência dos Correios que ofereça o atendimento para verificação e contestação dos descontos indevidos.

Vale lembrar que também é possível verificar se houve descontos por telefone, pelo número 135. Entretanto, a contestação, se for o caso, deve ser feita pelo aplicativo ou pelos Correios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, confira mais notícias sobre o INSS clicando aqui.

Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.