INSS faz força-tarefa para antecipar benefícios a trabalhadores

Informe do INSS comunica força-tarefa para antecipar benefícios a lista de trabalhadores em 2026

O INSS prepara uma força-tarefa para que possa antecipar o benefício para alguns trabalhadores agora em 2026

02/01/2026 9h15

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
INSS faz força-tarefa para antecipar benefício aos trabalhadores (Reprodução: Montagem TV Foco)

O INSS prepara uma força-tarefa para que possa antecipar o benefício para alguns trabalhadores agora em 2026

Alguns trabalhadores estão com o acesso ao INSS mais facilitado, após uma força-tarefa confirmada pelo programa para 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O evento aconteceu no Rio de Janeiro, onde confirmaram a ação, e uma extensão para que mais pessoas tenham acesso ao benefício.

De acordo com o portal do Governo, no dia 22 de dezembro o presidente do INSS, Gilberto Walter, assinou um Acordo de Cooperação Técnica com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O grande objetivo é ampliar o acesso de trabalhadores rurais as informações dos serviços prestados pelo Instituto Nacional do Seguro Social.

Esta ação especialmente voltada para os segurados atendidos em projetos de extensão rural e assistência técnica vinculados ao EMATER-RJ.

“Esse acordo ajuda a encurtar o caminho para que o cidadão receba seu benefício sem intermediários. É mais proteção aos nossos segurados”, disse Gilberto Walter.

Nos últimos meses de 2025 a EMATER-RJ atendeu mais de 30 mil produtores rurais e emitiu 19 mil documentos. Isso tudo ajuda a reduzir o tempo de concessão do benefício do INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A expectativa agora com esse acordo é que os números aumentem significativamente e mais pessoas tenham acesso ao programa.

Logo do INSS, notas de cem reais e carteira de trabalho (Fotos: Reproduções / Canva / Internet)
INSS busca atender mais trabalhadores rurais (Fotos: Reproduções / Canva / Internet)

Como consultar as informações do INSS?

O INSS conta com alguns meios de comunicações oficiais, que estão a todo momento disponíveis para seus segurados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mais acessível é o ‘Meu INSS’, aplicativo disponível tanto para iOS quanto para Android, e o segurado pode acessá-lo a qualquer momento.

Há também a Central de Atendimento 135, mas precisa ser em um horário em que hajam pessoas para o atendimento, geralmente em horário comercial.

Por fim, tem a opção de se dirigir até uma agência previdenciária, mas depende de ter alguma próxima de onde o beneficiário mora e sua locomoção.

Quem recebe o INSS hoje (02)?

Nesta sexta-feira (02), aqueles que possuem o final do NIS em 6 estão com o pagamento para saque disponíveis no INSS. Neste caso os que recebem apenas um salário mínimo.

Porém, os que ganham acima de um salário mínimo e possuem o final do NIS em 1 e 6 também estão com o pagamento liberado.

Esse é o primeiro dia de pagamento deste ano de 2026, mas ainda referente ao calendário de 2025. Os beneficiários que recebem um salário mínimo e possuem o final do NIS entre 1 e 5 já receberam.

Autor(a):

Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.