INSS realiza mutirão em mais de 20 cidades para acelerar benefícios assistenciais em outubro; Veja se a sua cidade está entre elas
Enquanto milhares de brasileiros aguardam há meses a liberação de benefícios, o INSS procurou agir. Inclusive, um informe da autarquia destacou que, no último fim de semana, se iniciou um mutirão em mais de 20 cidades do Nordeste para antecipar avaliações sociais, etapa decisiva para que o dinheiro chegue à conta dos segurados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, a mobilização promete acelerar concessões e reduzir filas ainda neste mês de outubro, num esforço que busca atender quem mais precisa e garantir que o sistema avance com mais rapidez e dignidade.
De acordo com os dados oficiais publicados pela Agência GOV, a Superintendência Regional Nordeste do INSS coordena a ação, que envolve servidores e equipes técnicas de 13 Gerências-Executivas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas o foco central cai sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), visando reduzir o tempo de espera e agilizar a análise de requerimentos de benefícios assistenciais.
Cerca de 1.759 avaliações
Conforme citamos acima, o INSS concentra forças para alcançar o maior número possível de segurados em menos tempo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Como se aposentar ganhando R$ 5 mil pelo INSS? 3 truques que vão turbinar seu salário na aposentadoria
● Adeus R$1.518: Governo Lula emite alerta a idosos 60+ e crava 2 passos para INSS não ser bloqueado
● Depósito imediato? Regra do INSS revela quanto tempo demora para o benefício cair na conta após aprovação
No total, os mutirões programam 1.759 avaliações sociais, espalhando os atendimentos por mais de 20 cidades em toda a região.
Além disso, o INSS atende a diversas localidades, destacando-se:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Fortaleza; Aquiriz, Pacajus e Maranguape (com 500);
- Sobral, Acaraú e Itapipoca (220);
- Campina Grande e Cajazeiras (120);
- João Pessoa (16); Santo Antônio de Jesus (7);
- Maceió (140); Recife (150); São Luís (84);
- Imperatriz (30);
- Petrolina (30);
- Teresina (120);
- Juazeiro do Norte, Iguatu e Icó (140);
- Vitória da Conquista (122); Aracaju (60);
- Barreiras (7) e São Félix do Coribe (7).
Cada unidade regional ajusta a logística para que o atendimento ocorra com eficiência, respeitando as demandas locais e priorizando pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
INSS em prol da cidadania
Como até já destacamos em matérias anteriores, o INSS enfrenta, há anos, uma demanda reprimida de avaliações sociais, que determinam o direito ao benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essas avaliações identificam a real condição de vulnerabilidade do requerente.
Ao antecipar agendas, o INSS encurta o caminho entre o pedido e o pagamento, oferecendo respostas mais rápidas e concretas a quem depende do auxílio para sobreviver.
O superintendente regional do Nordeste, Marcus Vinícius Oliveira, afirma que o mutirão marca o esforço de aproximação com a população:
“Nós objetivamos antecipar agendas e dar prioridade às pessoas em situação de vulnerabilidade, reduzindo filas e promovendo inclusão. O resultado esperado desse fim de semana demonstra o compromisso e a força do Nordeste no atendimento à população.”
A mobilização reforça o papel do INSS como instituição que busca garantir acesso e cidadania para famílias em todo o território nacional.
Como participar dos mutirões do INSS?
Os segurados que aguardam a avaliação social não precisam se deslocar ou tentar agendar.
O INSS entrará em contato com quem já possui requerimento ativo para oferecer novo horário antecipado, conforme a disponibilidade da equipe em cada localidade.
Quem ainda não fez o pedido de benefício deve solicitá-lo diretamente pelo:
- Aplicativo Meu INSS;
- Pelo site meu.inss.gov.br;
- Central 135 (de segunda a sábado, das 7h às 22h).
Após o requerimento, o sistema agenda automaticamente a perícia médica e, quando necessário, a avaliação social.
MAS ATENÇÃO!
Nunca forneça dados pessoais fora dos canais oficiais. O INSS não entra em contato por WhatsApp, e-mail pessoal ou redes sociais para pedir documentos, senhas ou códigos.
O INSS reforça que nenhum servidor está autorizado a solicitar informações bancárias, fotos de documentos ou comprovantes via mensagens privadas.
Denuncie imediatamente casos suspeitos pelos canais oficiais e desconfie de qualquer promessa de “antecipação” de benefícios mediante pagamento.
Os mutirões são gratuitos, públicos e realizam-se exclusivamente por servidores e assistentes sociais do INSS.
Mas, para saber mais informações sobre o INSS e seus benefícios, clique aqui*.