Confira as datas para quem recebe o piso e acima do mínimo pelo INSS neste mês de dezembro; Veja o calendário completo e saiba quando o dinheiro cai na conta
Enquanto as famílias brasileiras organizam os últimos detalhes para a ceia de Natal, uma notícia traz o alívio necessário para o planejamento financeiro de milhões de lares. Isso porque o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou o cronograma de pagamentos referente ao mês de dezembro de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para os idosos e pensionistas que recebem o piso nacional, valor que projeta o salário mínimo vigente, o qual ainda é de R$ 1.518. Sendo assim, se você é um idoso que depende desse recurso, deve ler este aviso hoje (24).
Garantir os recursos para as festividades e para as contas de início de ano exige atenção aos prazos, especialmente com a logística diferenciada que as datas comemorativas impõem ao sistema bancário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja o cronograma:
O Ministério da Previdência Social iniciou os repasses nesta semana, priorizando os segurados que recebem até um salário mínimo.
O sistema utiliza o número final do cartão de benefício (ignorando o dígito verificador após o traço) para organizar os depósitos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira as datas exatas para quem recebe o piso e planeje suas retiradas:
- Final 1: Pagamento realizado em 22/12;
- Final 2: Pagamento realizado em 23/12;
- Final 3: Recebe em 26/12 (Pós-Natal);
- Final 4: Recebe em 29/12;
- Final 5: Recebe em 30/12;
- Final 6: Recebe em 02/01;
- Final 7: Recebe em 05/01;
- Final 8: Recebe em 06/01;
- Final 9: Recebe em 07/01;
- Final 0: Recebe em 08/01.
E para quem recebe acima do mínimo?
Agora, para os segurados que possuem renda mensal superior ao piso nacional, o fluxo de pagamentos inicia-se apenas no novo ano, ou seja, é preciso se programar melhor para não se enrolar até o dia 2 de janeiro de 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nestes casos, o INSS libera os valores em duplas de finais:
- Finais 1 e 6: 02/01;
- Finais 2 e 7: 05/01;
- Finais 3 e 8: 06/01;
- Finais 4 e 9: 07/01;
- Finais 5 e 0: 08/01.
Como consultar o benefício do INSS?
Em suma, os aposentados e pensionistas devem utilizar os canais oficiais para verificar o valor exato a ser depositado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tanto o aplicativo“Meu INSS” quanto o site meu.inss.gov.br oferecem o extrato completo de pagamento.
Mas, caso prefira o atendimento telefônico, a Central 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
No entanto, é bom lembrar que, embora o salário mínimo seja reajustado em 1º de janeiro de 2026, os valores corrigidos só chegarão ao bolso dos segurados entre o final de janeiro e o início de fevereiro.
Portanto, os depósitos que ocorrem agora, entre o Natal e o início de janeiro, ainda seguem a base de cálculo vigente em 2025.
- Alerta! Neste período de grande movimentação bancária, o INSS recomenda que os idosos priorizem o uso do cartão de débito e transferências digitais para evitar filas e riscos de segurança em saques presenciais.
Mas, para saber mais informações sobre os pagamentos do INSS, clique aqui*.
