INSS emite comunicado aos aposentados que recebem acima de um salário mínimo

Calendário INSS: Veja as datas de pagamento de dezembro para quem ganha acima do mínimo; Saiba também quando o reajuste chega no bolso
E o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um comunicado, o qual interessa principalmente aos aposentados que recebem acima do salário mínimo. Isso porque as diretrizes para o último ciclo de pagamentos de 2025 já foram divulgadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diferente de quem recebe o piso, o seu cronograma de depósitos possui datas específicas que avançam somente pelos primeiros dias de janeiro de 2026.
Ou seja, é preciso que você planeje as suas finanças de fim de ano, evitando confusões entre as datas de vigência do novo salário e o recebimento efetivo do benefício de dezembro e que se enrolem na hora de pagar suas contas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Calendário de Pagamentos:
Conforme muitos sabem, o INSS organiza os depósitos conforme o último número do seu cartão de benefício (desconsidere o dígito verificador após o traço).
E, para quem recebe acima de um salário mínimo, os pagamentos ocorrem em pares de finais de cartão.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Confira as datas oficiais para o seu grupo abaixo:
- Final: 1 e 6 – 02 de janeiro de 2026;
- 2 e 7 – 05 de janeiro de 2026;
- 3 e 8 – 06 de janeiro de 2026;
- 4 e 9 – 07 de janeiro de 2026;
- 5 e 0 – 08 de janeiro de 2026.
Valor de dezembro:
Muitos segurados questionam se o reajuste do salário mínimo previsto para 2026 já altera o valor do pagamento de dezembro;
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja abaixo como irá funcionar:
- Referência ao mês anterior: O pagamento que você recebe entre o final de dezembro e o início de janeiro refere-se à competência do mês de dezembro de 2025. Portanto, o valor segue o teto e as alíquotas vigentes em 2025;
- Reajuste em 2026: O novo cálculo para quem recebe acima do mínimo, baseado no INPC, só aparecerá no contracheque referente ao mês de janeiro, que o INSS depositará em fevereiro de 2026.
Como consultar seu extrato e detalhes do pagamento?
O INSS disponibiliza três canais principais para que você verifique o valor exato que cairá na conta, incluindo eventuais descontos ou bônus:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Aplicativo Meu INSS: Acesse com sua conta Gov.br para visualizar o extrato de pagamento detalhado;
- Site Oficial: O portal Meu INSS oferece as mesmas funcionalidades do aplicativo em uma tela maior para melhor visualização;
- Central 135: Caso prefira o atendimento telefônico, ligue para o número 135. Tenha em mãos o seu CPF e o número do benefício. O atendimento funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
MAS ATENÇÃO!
- Evite aglomerações: Priorize o uso do cartão de débito ou transferências via aplicativo para evitar filas em agências bancárias nos primeiros dias do ano;
- Proteção de dados: O INSS nunca solicita senhas ou dados bancários por telefone ou links de WhatsApp. Caso receba mensagens suspeitas, ignore-as;
- Planejamento de janeiro: Como o seu pagamento cai apenas na primeira semana de janeiro, organize o pagamento das contas de início de ano (como IPTU e IPVA) considerando este prazo de recebimento.
Mas, para saber mais informações sobre os pagamentos do INSS, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.