Se você é um aposentado do INSS precisa saber quais são as atitudes que podem levar a ter o programa cortado pelo governo
O INSS é um dos principais benefícios disponibilizados pelo Governo e atende mais de 40 milhões de pessoas. Há aquelas que estão de maneira temporária, mas também os que receberão o valor até o fim da vida.
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Para isso todos precisam seguir todas as regras e não cometer alguns erros bobos, que podem levar ao corte do programa a qualquer momento.
O próprio INSS deixa bem claro em seus meios de informação quais são as principais obrigações que um beneficiário deve seguir.
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Uma das principais é sempre manter o Cadúnico atualizado, que é onde o Governo pode identificar todas as suas informações.
Alterações de civil, endereço, dependentes ou atividade profissional, caso não esteja informado, levará ao bloqueio do INSS quando identificarem.
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O exercício de atividade incompatível também pode levar a este corte, no caso de aposentadoria por incapacidade permanente.
Essas pessoas não podem exercer atividade laboral remunerada, prevista no artigo 46 da Lei nº 8.213/91, também com o cancelamento do benefício.
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A ausência da prova de vida também leva ao corte, mas agora há muitas maneiras de poder comprovar sem precisar ir até uma agência.
Confira outros motivos que cortam o INSS
O Governo, sempre que identifica suspeita de fraude, aciona a legislação previdenciária, para identificar se realmente há problemas.
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Se tiver falsificação de documentos ou informações inconsistentes, o benefício passa a ficar bloqueado e se não houver correção, cortado.
Por fim, o corte acontece de maneira natural nos casos em que os aposentados e pensionistas estão somente de maneira temporária.
Alguns casos são a pensão por morte aos filhos, quando completam 21 anos, auxílio-doença, após a alta médica e auxílio-acidente, quando está apto a voltar a trabalhar.
Como consultar as informações do INSS?
Caso tenha algum tipo de dúvida referente ao programa, pode acessar o site oficial do INSS ou então baixar no seu celular o aplicativo ‘MEU INSS’.
Ele conta com todas as informações atualizadas, sobre o pagamento e outras dúvidas frequentes. Na falta de internet ou se a pessoa não tiver um aparelho para isso, pode ligar na Central de Atendimento no número 135.
Há também a opção de se encaminhar até uma agência previdenciária mais próxima de sua casa. Mas para isso precisa contar com uma em sua região.