Informe sobre o INSS traz 6 situações comuns que podem suspender o auxílio-doença

Comunicado para todos que recebem o auxílio-doença do INSS chega com 6 situações que podem suspender o pagamento

06/10/2025 17h15

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Ilustração de caixa eletrônico e logo do INSS (Foto: Reprodução / Canva / Gov / Montagem TV Foco)

Comunicado para todos que recebem o auxílio-doença do INSS chega com 6 situações que podem suspender o pagamento

O Auxílio-Doença, hoje conhecido como Auxílio por Incapacidade Temporária, se trata de um benefício previdenciário do INSS. O mesmo é garantido aos segurados que se encontram temporariamente incapazes de realizar um trabalho por mais de 15 dias, seja por conta de doença ou acidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer que, quem quer ter direito ao benefício, é necessário ser segurado do INSS e comprovar a incapacidade em perícia médica. Mas, além da concessão, há situações comuns que podem fazer o oposto e suspender o pagamento.

Dessa vez, aliás, iremos tratar de um informe sobre o INSS que traz 5 situações comuns que podem suspender o auxílio-doença.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Suspensão do auxílio-doença

1 – Recuperação da Capacidade Laborativa

Se o INSS considerar o segurado apto a retornar ao trabalho após a avaliação médica, o órgão pode suspender o benefício. A avaliação ocorre periodicamente ou mediante solicitação do próprio beneficiário.

2 – Não Comparecimento à Perícia Médica

Além disso, o não ir por motivo injustificável na perícia médica do INSS, também um dos motivos para a suspensão do pagamento. Todavia, caso exista uma justificativa plausível, o segurado pode pedir um novo agendamento para evitar prejuízos.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

3 – Retorno ao Trabalho ou Exercício de Atividade Remunerada

Se o segurado voltar a exercer atividade remunerada, mesmo que informalmente, o benefício pode ser suspenso. Afinal, passa-se a entender que ele voltou a ter sua capacidade de trabalho.

4 – Descumprimento de Exigências do INSS

Ademais, outro ponto se trata do não atendimento de exigências administrativas do INSS, como apresentação de documentos adicionais. Dessa forma, somente após a regularização da situação, o INSS volta a conceder o benefício

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

5 – Transformação do Benefício em Aposentadoria por Invalidez

Caso a incapacidade seja considerada permanente, o benefício é convertido em aposentadoria por invalidez, dando fim ao pagamento do auxílio-doença.

6 – Falecimento do Segurado

Por fim, a sexta situação que gera o cancelamento do auxílio-doença se trata do caso de falecimento do beneficiário. Quando isso acontece, o benefício é automaticamente cortado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual o valor do auxílio-doença?

Em suma, o valor do auxílio-doença se trata de 91% da média de 100% dos salários de contribuição desde julho de 1994. Porém, não pode ser inferior ao salário mínimo (R$ 1.518,00 em 2025) nem maior que o teto do INSS (R$ 8.157,41 em 2025).

Assim, o valor final do benefício está limitado à média dos 12 últimos salários de contribuição do segurado.

Por fim, veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.