Tchau, descanso aos 60: Informe sobre o INSS confirma como se aposentar antes dos 54 anos em 2025

Diga adeus ao descanso somente aos 60 anos com novo informe do INSS que confirma regra que permitem a aposentadoria antes dos 54 anos em 2025

12/09/2025 19h15

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Aposentadoria mais cedo no INSS (Foto: Reprodução - Jornal Contábil)

Diga adeus ao descanso somente aos 60 anos com novo informe do INSS que confirma regra que permitem a aposentadoria antes dos 54 anos em 2025

A aposentadoria antes dos 54 anos sempre pareceu um sonho distante para muita gente. Mas, com as mudanças na Previdência desde 2019, algumas brechas surgiram e em 2025, a regra de pontos é uma delas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a advogada previdenciarista Ingrid Magalhães, para mulheres, são necessários 92 pontos, que somam idade e tempo de contribuição. Para homens, o número sobe para 102 pontos. Na prática, isso significa que mulheres precisam de cerca de 30 anos de contribuição e homens, 35. O objetivo é oferecer um caminho para se aposentar sem esperar a idade mínima tradicional, mas nem todo mundo consegue encaixar sua trajetória nesse cálculo.

Aposentadoria do INSS (Foto: Reprodução)
Aposentadoria do INSS (Foto: Reprodução)

Contudo, esses valores são obtidos pela soma da idade do trabalhador com o tempo de contribuição. Por exemplo, uma mulher com 60 anos de idade e 32 anos de contribuição somaria 92 pontos (60 + 32 = 92), atendendo ao requisito para aposentadoria.

Porém, é importante destacar que a pontuação exigida aumenta progressivamente a cada ano. Para as mulheres, a pontuação sobe 1 ponto por ano até atingir o limite de 100 pontos em 2033. Para os homens, a pontuação sobe 1 ponto por ano até atingir o limite de 105 pontos em 2028.

Além disso, é necessário cumprir a carência de 180 meses (15 anos) de contribuição para ter direito à aposentadoria. Ou seja, mesmo que o trabalhador atinja a pontuação exigida, ele deve ter contribuído por pelo menos 15 anos ao INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Existem outras opções para se aposentar mais cedo no INSS?

Quem não se encaixa nessa regra de pontos ainda tem alternativas. A aposentadoria por tempo de contribuição, por exemplo, permite mulheres se aposentarem aos 57 anos e homens aos 60, desde que cumpram 30 e 35 anos de contribuição, respectivamente.

Além disso, há também o chamado pedágio de 100%, que obriga o trabalhador a completar o tempo que faltava na data da Reforma, mais o mesmo tempo como pedágio. Pode parecer complicado, mas é uma saída para quem estava perto de se aposentar antes de 2019.

A aposentadoria por idade existe, claro, mas não ajuda quem quer sair cedo. Mulheres precisam ter 62 anos e homens 65, com 15 anos de contribuição. Então, se a meta é se aposentar antes dos 54, essa não é a opção. Fica evidente que a regra de pontos ou o tempo de contribuição são os caminhos mais viáveis para quem busca essa antecipação.

Por fim, cada caso é diferente. Depende de idade, tempo de contribuição, quando você começou a trabalhar e até interrupções na carreira. Por isso, planejamento e orientação profissional são essenciais. Um erro de cálculo pode atrasar anos a tão sonhada aposentadoria, ou pior, inviabilizá-la por completo.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.