A verdade sobre os riscos de não pagar IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o licenciamento em 2025 e você precisa saber
Todo mundo sabe que é uma obrigação pagar IPVA e o licenciamento do seu veículo. Mas, muitos não entendem as implicações de não pagar. E hoje vamos explicar o que te pode acontecer por conta de eventuais débitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiramente, já adiantamos que isso é um problema e caso você for parado em uma blitz, tende a sofrer mais ainda, afinal, uma nova multa será adicionada a sua conta.
Conforme informações do site Zul Digital, andar com licenciamento vencido acarreta multa por infração gravíssima de trânsito, que rende cobrança de R$ 293,47. Além de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E qual o principal problema de não pagar os débitos?
Além das multas e pontos na carteira, não resolver o problema, fará com que toda vez que encontre uma blitz seja autuado. Sendo assim, chegará o dia que pode perder sua CNH por conta de tantos pontos.
Sendo assim, se tiver condições pague o licenciamento e o IPVA do seu veículo. É necessário evitar tais débitos para que assim também não perca o seu veículo.
Além disso, vale explicar a diferença entre licenciamento e IPVA, afinal, muitos classificam eles como a mesma coisa. Contudo, a história não é bem assim.
Licenciamento funciona como uma espécia de autorização para que seu veículo circule de maneira regular pelas vias públicas. Já o IPVA, é um imposto estadual calculado a partir do valor venal do veículo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, é importante destacar que são débitos que você pagará para sempre. Cada Estado costuma ter um tempo limite para pagamento desse imposto. Alguns são 10, 15 ou 20 anos após fabricação do carro.
Como pagar o IPVA e licenciamento?
Será necessário acessar o portal do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do seu Estado e por lá, emitir o boleto de IPVA e licenciamento. Então, a partir disso, pagar até a data limite.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, é importante destacar que as datas entre os estados são diferentes. Tem algumas regiões que estenderam o pagamento até o fim do ano, outras apenas até os primeiros meses.
Então, se ainda não pagou, é bom descobrir se o documento está atrasado ou se ainda pode solicitar o boleto para pagamento e assim evitar multa por atraso.