Alerta máximo: Ingrediente da Coca-Cola vira alvo de investigação por suspeita de câncer

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

30/06/2023 16h54

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Coca-Cola zero pode ter substância perigosa (Foto: Divulgação/Coca-Cola)

Um ingrediente presente em versão da Coca-Cola e em vários outros refrigerantes supostamente causa câncer em clientes

Uma substância essencial para o desenvolvimento da Coca-Cola zero açúcar pode desencadear uma série de problemas de saúde. A OMS (Organização Mundial de Saúde) pode pedir novos estudos para comprovar que o aspartame pode causar câncer a longo prazo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o g1, a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc), ligada à OMS, deve anunciar a substância como cancerígena. O aspartame está presente em cerca de 95% dos refrigerantes zero açúcar e com adoçante.

Apesar de ser seguro para diabéticos em termos de nível de açúcar, a substância pode causar sérios problemas. No entanto, agências de saúde nos EUA e também a Anvisa no Brasil classificam o produto como seguro para a população.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

VÁRIAS VERSÕES

A Iarc anunciará resultados de estudos que comprovam os malefícios do consumo do aspartame já no dia 14 de julho. A intenção é fomentar novos estudos e, claro, disseminar informações ao público que consome esse tipo de bebida.

Coca-Cola zero açúcar é sucesso em vendas (Foto: Reprodução/Facebook)

Coca-Cola zero açúcar é sucesso em vendas (Foto: Reprodução/Facebook)

A Anvisa já divulgou comunicados no Brasil afirmando haver consenso entre estudiosos de que não há riscos para o consumo da substância em refrigerantes sem açúcar.

O Comitê Misto FAO/OMS de Especialistas em Aditivos Alimentares (JECFA) afirma desde 1981 que para um adulto de 60 kg começar a ter problemas com o consumo desse tipo de refrigerante, seria necessário tomar de 12 a 36 latas de refrigerante diet por dia.

A COCA-COLA PODE TER PREJUÍZO?

A Coca-Cola pode não ter muitos impactos com os estudos sobre o aspartame. De acordo com Charlie Higgs, sócio da empresa de pesquisa de produtos Redburn, a marca já fez uma infinidade de alterações nos últimos anos em seus produtos e segue em alta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A Coca-Cola possui um dos melhores sistemas de produção e distribuição globalmente… e já conseguiu superar diversos obstáculos no passado, como impostos sobre o açúcar e reformulações associadas a isso”.

Aspartame é tipo de adoçante (Foto: Reprodução/Internet)

Aspartame é tipo de adoçante (Foto: Reprodução/Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.