Inspirado no Lula Livre, apoiadores de Danilo Gentili pedem revisão de pena após condenação

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
Danilo Gentili e Maria do Rosário (Foto: Reprodução)

Danilo Gentili e Maria do Rosário (Foto: Reprodução)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo/SP condenou o humorista e apresentador Danilo Gentili Júnior à pena de seis meses e 28 dias de detenção, em regime inicial semiaberto, pelo crime de injúria praticado contra a deputada federal Maria do Rosário Nunes., do Partido dos Trabalhadores.

+Sergio Reis vai ao SBT, entra em brincadeira perigosa no The Noite e atira facas em Danilo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na internet, a opinião do público se dividiu e muitos internautas acharam a decisão arbitrária. Muitas pessoas saíram em defesa de Gentili e levantaram a tag #GentilLivre no Twitter.

O grupo de direita, MBL, responsável pela manifestações em prol do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2015 e 2016, tem Danilo Gentili como um dos principais porta-vozes de suas ideias na televisão e nas redes sociais. Nesse sentido, se posicionaram na internet contra a decisão judicial.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ENTENDA A CONFUSÃO

A injúria aconteceu em um vídeo publicado por Gentili no dia 22 de março de 2016. Segundo o entendimento da juíza Maria Isabel do Prado, ele injuriou a deputada “ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, atribuindo-lhe alcunha ofensiva, bem como expôs, em tom de deboche, a imagem dos servidores públicos federais e a Câmara dos Deputados.”

Danilo Gentili (Foto: Divulgação/SBT)

+Após comentário gordofóbico, dançarina da Anitta se descontrola, parte para cima de Gentili e massacra apresentador

Maria Isabel ainda destacou que a liberdade de expressão e de informação constitui um dos pilares essenciais do Estado de Direito, estabelecida na Constituição Federal, que igualmente garantiu a todos os cidadãos a proteção da honra e da imagem (artigo 5º, X). A magistrada pontua que, da colisão de direitos fundamentais em que alguém ultrapassa a linha da ética, surge no Estado de Direito a tutela penal como legítimo instrumento de contenção contra o uso abusivo da liberdade de expressão.

+Filhos de Wesley Safadão seguem internados e estado de saúde é divulgado

A defesa alegou que o humorista não teve a intenção de atacar Maria do Rosário, mas a juíza não reconheceu a alegação.

“Se a intenção do acusado não fosse a de ofender, achincalhar, humilhar, ao ser notificado pela Câmara dos Deputados, a qual lhe pediu apenas que retirasse a ofensa de sua conta do Twitter, o acusado poderia simplesmente ter discordado ou ter buscado a orientação jurídica de advogados para acionar pelo que entendesse ser seu direito. (…) Ao revés, não contente com a injúria propalada, resolveu gravar um vídeo com conteúdo altamente ofensivo e reprovável, deixando muita clara a sua intenção de ofender. (…) Tal postura deixou absolutamente clara a real intenção de injuriar, ou seja, a ideia de gravar o deplorável vídeo doméstico teve caráter de resposta em retaliação contra a manifestação da vítima, não devendo jamais ser confundido como uma simples peça humorística espontaneamente criada independente do intuito de injuriar”, diz a sentença.

O processo segue para a fase de intimação da sentença. As partes poderão, dentro do prazo, apelar ou não da decisão perante o Tribunal Regional Federal da 3ª Região. O apresentador Danilo Gentili poderá recorrer da sentença em liberdade.

Autor(a):

Hudson William é um profissional com ampla experiência em comunicação social na web, acompanhando os bastidores da televisão brasileira desde 2008. A partir de 2012, passou a integrar a equipe do portal TV Foco, onde atua como redator, produzindo matérias com responsabilidade e credibilidade. Ao longo de sua trajetória, assinou textos em diversas editorias — de televisão e entretenimento a esportes, atualidades e curiosidades — sempre com foco em informar e engajar o público digital de forma clara, ética e relevante.

Sair da versão mobile