Haddad ciente: 2 passos para se aposentar na faixa dos 50 em 2025 sem depender da idade mínima do INSS

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

20/01/2025 23h15

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Entenda expectativas sobre o INSS (Foto: Divulgação)

O processo de liberação passou por algumas mudanças, mas ainda surgem ressalvas para quem já contribuía

Existem, pelo menos, 2 novos alertas sobre a aposentadoria do INSS. Diante das alterações confirmadas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, os trabalhadores precisarão se informar ainda mais sobre a atual dinâmica, principalmente aqueles que já estão se aproximando da idade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde a reforma da Previdência, em 2019, o processo de concessão passou a mudar todos os anos para um determinado grupo de contribuintes. Essas alterações fazem parte da regra de transição. Ou seja, quem já contribuía antes da aprovação, lidará com as mudanças anuais até 2031.

Elas foram criadas para estabelecer uma passagem entre as exigências antigas e atuais do benefício, misturando alguns pontos importantes. No entanto, cada uma delas ainda pode alterar o momento em que o benefício será concedido e o valor que o trabalhador receberá do INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS
O INSS é responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões, entre outros (Foto: Agência Brasil)

Afinal, o que muda?

1- Sistema de pontuação

Segundo o G1, este ano, na categoria que junta tempo de contribuição com idade mínima, são 59 anos completos e 30 de contribuição para mulheres. Enquanto para homens, 64 e 35. O sistema de pontos, que soma a idade e o tempo de contribuição, também mudou.

Neste caso, com a soma, para mulheres, são 92 pontos, e para homens, 102. As outras duas regras, aplicadas para quem estava prestes a se aposentar em 2019, não mudam, sendo a do pedágio de 50% e a de 100%. Elas definem quanto tempo a mais o trabalhador vai precisar contribuir para se aposentar.

2- Idade Mínima

A idade mínima para solicitar a aposentadoria sobe seis meses em relação ao regime anterior. As mulheres precisam ter, no mínimo, 59 anos. Para os homens, a idade mínima passa a ser de 64 anos.

O tempo mínimo de contribuição é de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens. Também há mudanças na regra dos pontos, que soma o tempo de contribuição com a idade do trabalhador. A pontuação mínima exigida será de 92 para mulheres e 102 para homens.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Salário Mínimo
Salário mínimo subiu para R$ 1.518, válido também para os benefícios do INSS (Foto: Agência Brasil)

Conclusão

Para saber quanto tempo ainda falta, acesse o aplicativo do Meu INSS, por meio do registro pessoal, e faça a simulação. Já para entrar com o pedido da aposentadoria, o processo também tem início através da plataforma ou pelo telefone 135. Porém, é preciso que parte dos documentos já esteja em mãos.

+ Veja outras notícias da Globo, INSS, entre outros benefícios sociais aos cidadãos!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.