“É preciso”: INSS aciona bancos e comunica revisão em salários hoje 16/6

INSS garante revisão colossal no salário dos aposentados e bancos estão cientes da situação
O INSS vive uma grande novela envolvendo o benefício de milhões de aposentados e pensionistas do Brasil. Ocorre que, diante a fraude e descontos irregulares, o órgão vem tomando as medidas cabíveis para ressarcir o montante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, até o momento, já foram mais de R$ 292 milhões devolvidos, referentes somente às mensalidades de abril que, mesmo depois do bloqueio, foram descontadas. Assim, a autarquia do governo federal comunica revisão em salários hoje (16/06).
Revisão em salários dos aposentados
Em suma, diante do escândalo de fraude, o INSS acionou os bancos para orquestrar uma revisão dos benefícios. Assim, aqueles que reconheceram um desconto indevido e entraram em contato com o INSS, podem acompanhar o pedido pelo aplicativo ou site do Instituto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para isso, basta seguir o passo a passo a seguir:
- Entre no aplicativo ou site do INSS;
- Informe seu CPF e senha;
- Siga para o campo “Do que você precisa?”;
- Digite “Consultar pedido”;
- Clique em “detalhar” no pedido de “Análise de Descontos de Entidades Associativas”.

Ademais, o INSS disse que já está enviando as Guias de Recolhimento da União (GRUs) para que as entidades façam a devolução do dinheiro cobrado indevidamente.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
O INSS alertou as vítimas que, se as entidades não devolverem o dinheiro em até cinco dias úteis, o órgão solicitará à Advocacia-Geral da União que tome as medidas judiciais necessárias para responsabilizá-las, incluindo seus sócios.
Como saber se eu fui vítima da fraude do INSS?
Para ter ciência se veio a ser alvo da fraude, o usuário deve baixar o app Meu INSS e buscar pelo sino na parte de cima. Em seguida, ao clicar nele, o sistema exibe uma das duas notificações a seguir:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Se você não foi vítima da fraude: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício! O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício!”; ou
- Se você pode ter sido vítima da fraude: “Aviso importante para você. Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135.”
Além disso, outro caminho a ser seguido é consultar o extrato do INSS, onde o aposentado ou pensionista pode verificar todas as retiradas dos benefícios, tanto de crédito consignado como mensalidades associativas.

Considerações finais
- Ademais, o INSS comunicou revisão em salários de aposentados e pensionistas e acionou bancos para ajustar os pagamentos;
- Aposentados e pensionistas podem acompanhar pedidos de revisão pelo app ou site do órgão, verificando a opção “Análise de Descontos de Entidades Associativas”;
- O INSS está emitindo GRUs para que entidades devolvam valores cobrados indevidamente;
- Caso a devolução não ocorra em cinco dias úteis, a Advocacia-Geral da União tomará medidas judiciais contra as entidades responsáveis;
- Para verificar se houve fraude, os usuários devem acessar o app Meu INSS e checar notificações no ícone do sino.
Por fim, veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br