O INSS é o órgão responsável pelos pagamentos de aposentadorias e pensões de milhares de brasileiros
Um alerta que muitos não sabem é que o INSS pode bloquear o pagamento. Isso é necessário, caso o valor não seja sacado em determinada data.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir de informações do portal GOV do INSS e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em benefícios, detalha agora o que pode ocasionar o bloqueio do pagamento.
Vale destacar que o Instituto estabelece regras que muitos não conhecem: os benefícios podem ser bloqueados se não sacados dentro de um prazo legal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, por regra, quem deixar de sacar seu pagamento no período definido pelo INSS corre o risco de ter seu benefício bloqueado temporariamente.
QUAL O PRAZO PARA SACAR O BENEFÍCIO?
De acordo com o órgão, se o benefício não for sacado no prazo de 60 dias o banco devolve o dinheiro para o INSS.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A devolução após o prazo de 60 dias é uma medida de segurança para evitar o pagamento indevido e tentativas de fraude, como, por exemplo, o saque do benefício de segurado já falecido. Pela norma, a instituição bancária devolve o valor ao INSS, que suspende o pagamento até que o beneficiário regularize a situação”, afirmou o órgão.
Portanto, para evitar o bloqueio do seu benefício do INSS, é fundamental se atentar ao calendário de pagamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
AFINAL, QUAIS SÃO AS OUTRAS ATITUDES QUE SUSPENDEM OS PAGAMENTOS DO INSS?
Sendo assim, as outras 3 atitudes que podem levar a suspensão do benefício pelo INSS são:
- Erros cadastrais (não atualização dos dados cadastrais e/ou bancários);
- Erros na documentação (pode ocorrer no preenchimento do requerimento, no envio e/ou ausência de documentação);
- Perícia não realizada (o beneficiário que não comparecer ao chamado do INSS, poderá receber ainda 6 meses o pagamento, mas após esse período o mesmo é suspenso);
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Pode parecer algo difícil, mas acontece. Portanto, quem esquece de sacar o valor do benefício, após o prazo de 60 dias pode ter a quantia bloqueada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque o banco devolve o valor ao INSS, para garantir que não ocorra fraude. Após a regularização e justificativa por não ter sacado o mesmo, o pagamento é desbloqueado.
Portanto, é primordial se atentar ao calendário de pagamentos e ficar ciente até a data limite para sacar sua aposentadoria, pensão e/ou auxílio.
“Desse modo, veja matéria completa sobre Caixa, BB e + cientes: Comunicado do Banco Central confirma proibição aos 60+ do INSS em 2025″.