Uma lista de trabalhadores tem direito às condições especiais da concessão do benefício, por causa do risco das atividades nas profissões
Existe uma regra no INSS que garante a aposentadoria, pelo menos, 10 anos antes da idade mínima. Ela envolve, no entanto, o tempo de contribuição e as condições em que o trabalhador atua no mercado de trabalho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A lista é extensa e conta com diversas profissões comuns, como frentistas de posto, entre tantos outros. Mas, por causa dos riscos, surgem as regras especiais, que antecipam a liberação do salário previdenciário e têm amparado diversos cidadãos.
Essa concessão vale para aqueles que trabalham expostos aos agentes químicos, apontados como nocivos à saúde. No entanto, o solicitante precisa comprovar que trabalhou por 25 anos dentro dessas condições. O cálculo é feito por idade e soma do tempo em que efetivamente exerceu as atividades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O cidadão que trabalha exposto a agente prejudicial à saúde, como calor, ruído ou substância tóxica, pode ter direito a se aposentar mais cedo. Com 180 meses de contribuição, já é possível ter acesso à aposentadoria especial”, disse o Ministério da Previdência, com as regras ainda válidas para 2025.
Isso, claro, varia de acordo com o agente ao qual o segurado permaneceu exposto, com divisão em 3 faixas: 15, 20 ou 25 anos. “Para cada uma delas, exige a comprovação de igual tempo de atividade profissional com exposição permanente – não pode ser ocasional – a agente nocivo”, acrescentou a nota.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, quem pode se beneficiar com a aposentadoria especial do INSS?
- Trabalhadores da indústria: frentistas, metalúrgicos, mineradores, entre vários outros;
- Profissionais da saúde: trabalhadores de hospitais e laboratórios que lidam com as substâncias tóxicas no serviço;
- Servidores públicos: aqueles que exercem atividades em condições insalubres, como eletricistas que trabalham com alta tensão.
Conclusão
- Hoje, para solicitar a aposentadoria do INSS, são necessários 3 passos.
- Através do aplicativo, no site oficial ou pelo Telefone 135, da Central de Atendimento.
- O tempo médio para a concessão, como foi divulgado, é de 43 dias, após a aprovação.
- No processo, serão fundamentais os documentos de comprovação.
+ Aliás, veja outras notícias sobre pagamentos, mudanças no salário e benefícios sociais!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE