INSS divulga medida extraordinária e convoca segurados para atendimento presencial neste sábado, 20 de setembro. Confira todos os detalhes
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que neste fim de semana, dias 20 e 21, realizará um atendimento extraordinário em Soure, no Arquipélago do Marajó, Pará, para atender uma lista de segurados que precisam da Previdência Social.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Instituto, a iniciativa faz parte do projeto Direitos em Movimento, do Ministério dos Direitos Humanos, e busca aproximar os serviços da Previdência Social de moradores que vivem em regiões mais afastadas das agências.
Os atendimentos estão sendo realizado na Escola Municipal Dom Alonso. Aliás, o serviço começou agora às 10h e seguirá até às 16h, e não será necessário agendamento prévio. Basta que os interessados compareçam ao local que serão atendidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Medida extraordinária
Essa ação leva em conta a realidade da cidade, que fica a quase 300 quilômetros da agência mais próxima, localizada em Breves, cujo acesso só é possível por barco. Isso significa que, sem essa medida, os segurados precisariam enfrentar custos e deslocamentos longos para conseguir atendimento.
Com a presença do INSS em Soure, será possível solicitar e consultar benefícios, verificar descontos associativos, além de receber orientações sobre direitos previdenciários e assistenciais de forma simples e rápida.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
INSS garante facilidade de acesso no Marajó
O atendimento extraordinário também faz parte do projeto Ouvidoria Itinerante, coordenado pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Essa frente de trabalho tem como foco ouvir as necessidades da população, ampliar o acesso às políticas sociais do Governo Federal e dar suporte especialmente às comunidades em situação de maior vulnerabilidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A presença do INSS em Soure mostra a importância de levar os serviços públicos para mais perto de quem enfrenta dificuldades de acesso. Com o atendimento dentro da cidade, os moradores têm mais inclusão, menos barreiras e mais facilidade para manter sua situação previdenciária em dia.
Qual o valor da aposentadoria do INSS?
Em suma, neste ano de 2025, o valor mínimo da aposentadoria do INSS é de R$ 1.518,00 e o teto máximo é de R$ 8.157,41. Ademais, os benefícios do órgão, incluindo aposentadoria, auxílio-doença e pensão por morte, são reajustados anualmente. Assim, o valor mínimo é definido com base na inflação medida pelo INPC.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, CLIQUE AQUI e fique por dentro de tudo sobre o INSS.