Melhor notícia confirmada hoje (06) aos brasileiros: INSS e a aposentadoria aos 50 anos de idade

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

06/04/2024 20h37

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Logo do INSS e dinheiro (Foto: Internet)

Ótima notícia confirmada pelo INSS aos brasileiros

O INSS (Instituto Nacional Seguro Social) é um dos principais órgãos do Governo Federal, sendo responsável pelo pagamento de aposentados e pensionistas do Brasil. E neste sábado, 06, ressaltaram a possibilidade de se aposentar com 50 anos. Mas, para fazer parte dessa pequena lista, é necessário atender a uma série de requisitos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme informações divulgadas pelo portal ‘Correio de Minas’, é necessário está enquadrado dentro de três normas do INSS:

  • Regra de transição do pedágio;
  • Regra de transição por pontos;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição, (extinta pela reforma, mas que ainda vale para os segurados que cumpriram os requisitos até 12 de novembro de 2019, tendo em vista que assim, o mesmo terá o seu direito adquirido.)

Aposentadoria por transição de pontos

Abrimos a lista falando de aposentadoria por transição de pontos. A qual, pessoas com 50 anos precisam calcular a possibilidade utilizando a regra de transição por pontos, será preciso se encaixar na seguinte pontuação:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Homens: Necessário 101 pontos e pelo menos 35 anos de contribuição;
  • Mulheres: Necessário 91 pontos e pelo menos 30 anos de contribuição.

A pontuação é a soma da sua idade + seu tempo de contribuição. O que torna muito difícil uma pessoa se aposentar com 50 anos em 2024, pois, mesmo tendo o tempo de contribuição exigido, que é de 30 anos para mulheres e 35 para homens, para atingir a pontuação a idade do cidadão tem que ser maior que 50 anos.

Grandes novidades sobre a aposentadoria do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)
Grandes novidades sobre a aposentadoria do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

Tempo de contribuição

Já aposentadoria por tempo de contribuição, neste ano, será preciso que os trabalhadores se enquadrem nas respectivas regras:

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

  • Homens: 63 anos e seis meses e 35 anos de contribuição;
  • Mulheres: 58 anos e seis meses e 30 anos de contribuição.

Entretanto, por exemplo, se você é uma mulher com 50 anos hoje (2024), que tinha 30 anos de contribuição na data da Reforma, consegue se aposentar por tempo de contribuição com direito adquirido caso tenha começado a contribuir para o INSS aos 15 anos.

Regra de pedágio

Por fim, a regra de pedágio, é para os trabalhadores que estavam a menos de dois anos de garantir a aposentadoria, quando a reforma da previdência entrou em vigor em 13 de outubro de 2019, devem cumprir um pedágio de 50%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na regra do pedágio de 50% está previsto a aplicação de um fator previdenciário, que nada mais é do que uma fórmula matemática que envolve três requisitos, sendo eles: idade; expectativa; tempo de contribuição (35 anos para homens e 30 anos para mulheres)

No Meu INSS dá para ver todos os detalhes do programa (Reprodução/Foto: INSS/Reprodução)
No Meu INSS dá para ver todos os detalhes do programa (Reprodução/Foto: INSS/Reprodução)

É possível se aposentar aos 50 anos?

É possível se aposentar com 50 anos se você tiver direito a alguma das regras de aposentadoria que não exigem o cumprimento de idade mínima. Dessa forma, converse com um advogado especialista e faça um plano de aposentadoria. Essa é a forma mais eficaz de saber como se aposentar aos 50 anos. As informações são do portal ‘Ingrácio Adv’.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.