INSS libera aposentadoria imediata para segurados com 15 doenças específicas em 2025; confira a lista

Segurados do INSS com 15 doenças específicas têm direito à aposentadoria imediata. Veja a lista atualizada e saiba como solicitar benefício.

13/09/2025 22h45

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
INSS - Aposentadoria - Doenças (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Segurados do INSS com 15 doenças específicas têm direito à aposentadoria imediata. Veja a lista atualizada e saiba como solicitar o benefício

Quando o assunto é o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e as modalidades de aposentadorias que ele oferta, muita gente acaba esquecendo que existem algumas condições que garante o benefício da Previdência Social de forma imediata, sem a necessidade de esperar muito tempo pela liberação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que quando se fala na aposentadoria por incapacidade permanente, a antiga aposentadoria por invalidez, existem algumas doenças que não exigem o cumprimento do período de carência. Assim, o segurado pode ter acesso ao benefício de forma muito mais rápida e muitas vezes de forma imediata.

Dessa forma, diferente da aposentadoria tradicional, que exige tempo de contribuição e carência mínima, essas condições permitem acesso rápido ao benefício, oferecendo proteção financeira para quem enfrenta situações de saúde delicadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal, o que é carência no INSS?

De acordo com as informações divulgadas pelo portal Ingrácio Advocacia, a carência é o número mínimo de contribuições mensais que o segurado precisa realizar para ter direito a determinados benefícios do INSS.

Normalmente, para o auxílio por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença, e para a aposentadoria por incapacidade permanente, o período de carência é de 12 meses. Ou seja, o trabalhador precisa ter contribuído por um ano antes de solicitar o benefício.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Quais doenças permitem aposentadoria imediata?

Conforme a Previdência Social, a lei prevê exceções à regra da carência. Isso porque, o artigo 151 da Lei 8.213/91 lista 15 doenças graves que dispensam o cumprimento desse período, permitindo a liberação do benefício assim que o diagnóstico for confirmado. São elas:

  1. Tuberculose ativa
  2. Hanseníase
  3. Alienação mental
  4. Esclerose múltipla
  5. Hepatopatia grave
  6. Neoplasia maligna (câncer)
  7. Cegueira
  8. Paralisia irreversível e incapacitante
  9. Cardiopatia grave
  10. Doença de Parkinson
  11. Espondiloartrose anquilosante
  12. Nefropatia grave
  13. Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante)
  14. Síndrome da deficiência imunológica adquirida (AIDS)
  15. Contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada

Essas condições são reconhecidas por serem graves, progressivas ou incuráveis, comprometendo seriamente a capacidade de trabalho e a qualidade de vida do segurado. Dessa forma, a isenção da carência garante proteção imediata a quem mais precisa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como solicitar a aposentadoria sem carência?

Para requerer a aposentadoria imediata, o segurado deve apresentar documentos médicos que comprovem a doença, como laudos, exames e relatórios clínicos. Em seguida, o INSS realiza uma perícia médica para confirmar a incapacidade para o trabalho. Caso o pedido seja negado, ainda há possibilidade de recurso administrativo ou ação judicial para garantir o direito.

Por fim, CLIQUE AQUI e veja tudo sobre o INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.