Novas regras do INSS e adeus idade mínima: Aposentadoria por contribuição com tabela atualizada em 2024

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

INSS - Montagem: TVFOCO

Tudo o que você precisa saber sobre a aposentadoria por contribuição e suas atualizações no INSS neste ano de 2024

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sem dúvida alguma, é um dos principais órgãos do Governo Federal. Afinal de contas, a autarquia é a grande responsável pelo pagamento da aposentadoria de milhões de aposentados e pensionistas e outra gama de benefícios aos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, neste ano de 2024, assim como já é de praxe em cada novo período, o órgão passou por algumas modificações que são de suma importância aos beneficiários. As novas regras chegaram para o enfrentamento de desafios como o envelhecimento da população e garantia da viabilidade do sistema previdenciário.

Se tratando das novas regras de aposentadoria estabelecidas pelo INSS, é válido dizer que houve mudanças significativas. E é importante destacar que, aqueles que possuem muitos anos de contribuição, podem dar adeus a idade mínima e correr para o abraço da aposentadoria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que, de acordo com o portal Ingrácio Advocacia, a modalidade de contribuição sofreu mudanças em algumas regras de transição para os segurados que não faltavam pouco para atingir todos os requisitos exigidos até 13/11/2019, data da Reforma da Previdência.

Dessa forma, analisando os requisitos da aposentadoria por tempo de contribuição, é válido dizer que, atualmente, ela é uma possibilidade para mulheres que possuem mais de 30 anos de contribuição e homens acima de 35 anos de contribuição.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também conhecida como aposentadoria por tempo de serviço, ela foi uma das que mais sofreu com regras em 2019, diante o vigor da Reforma. Em 2024, a fórmula 86/96 é uma alternativa ao Fator Previdenciário. Soma-se, em anos, a idade ao tempo de contribuição do segurado. Caso homem, é necessário 96 de soma, no mínimo. Se mulher, exige-se 86 de soma.

NOVAS REGRAS APOSENTADORIA POR CONTRIBUIÇÃO:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Homem

Mulher

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como solicitar aposentadoria pelo INSS?

Para solicitar o benefício da aposentadoria pelo INSS, o passo a passo é bem simples. Acesse o portal MEU INSS; Clique no botão “Novo pedido”; Digite o seguinte termo na busca: “aposentadoria por tempo”; Uma lista vai aparecer.

Nela, clique em “nome do serviço/benefício”; Veja o texto que aparece e, a partir desse passo, é só seguir as demais instruções. Com o número do seu CPF, já é possível acessar o portal e fazer consultas. Mesmo assim, caso surjam dúvidas, não deixe de contatar o INSS pelo telefone 135. O tempo de espera é de, geralmente, cinco minutos.

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile