INSS: Aposentados, façam isso até 14/2 para garantir adicional

Atenção: Aposentados do INSS devem fazer isso até 14/2 para garantir valor adicional

Atenção aposentados: O prazo para garantir um dos adicionais mais aguardados foi prorrogado até 14 de fevereiro de 2026; Saiba como agir.

28/12/2025 5h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Aposentados tem data definida para garantir valor a mais aguardado (Foto Reprodução/Montagem/TV Foco/Canva/GMN/INSS/Lennita)

Atenção aposentados: O prazo para garantir um dos adicionais mais aguardados foi prorrogado até 14 de fevereiro de 2026; Saiba como agir

O Governo Federal lançou uma tábua de salvação para milhões de brasileiros que foram vítimas de uma engenharia criminosa dentro da folha de pagamento da Previdência. De acordo com o portal Agência Brasil, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) confirmou a prorrogação do prazo para solicitação de ressarcimento de descontos indevidos até o dia 14 de fevereiro de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em suma, tal decisão visa garantir que nenhum segurado seja privado do direito de reaver valores subtraídos por associações fraudulentas que agiram na surdina.

Até o momento, a “Operação Sem Desconto” já viabilizou a devolução de R$ 2,5 bilhões para 3,7 milhões de pessoas, mas o governo acende o sinal amarelo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Estima-se que 4,8 milhões de aposentados ainda não pediram o dinheiro de volta.

Como a fraude operava?

As investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) revelaram um esquema sofisticado que envolvia o topo da cúpula do INSS em abril de 2025.

As associações de fachada utilizavam Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) para invadir o sistema e criar autorizações falsas de descontos de mensalidades associativas.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Na prática, o aposentado via seu benefício diminuir poucos reais todos os meses, um valor que, somado a milhões de segurados, alimentava uma máquina de corrupção bilionária.

Por que você deve agir agora?

O prazo estendido até dia 14 de fevereiro é fundamental por três motivos fundamentais:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Muitos idosos não conferem o extrato detalhado e acreditam que a redução no valor se deve a impostos ou reajustes;
  • Ao facilitar o pedido administrativo, o Ministério da Previdência Social evita que milhões de novas ações judiciais sobrecarreguem o sistema público;
  • O valor acumulado pode representar um “salário adicional” para muitos, considerando que os descontos ocorreram por meses ou até anos.

Ou seja, o foco agora é a reparação imediata do dano.

Como garantir o adicional pelo ressarcimento do INSS?

Não é necessário contratar advogados ou intermediários para recuperar o valor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, o segurado deve seguir três caminhos oficiais e gratuitos para registrar o pedido:

  • Pelo Meu INSS: Acesse com sua conta Gov.br, pelo site ou app, e procure por “Extrato de Pagamento” e identifique descontos com nomes de associações que você não reconhece. Em seguida, utilize o serviço “Excluir mensalidade associativa” e solicite a devolução;
  • Pelo telefone 135: A central funciona de segunda a sábado e permite o registro da reclamação de forma direta. Tenha em mãos o número do CPF e do benefício;
  • Nas Agências dos Correios: Em uma parceria inédita, mais de 5 mil unidades dos Correios prestam assistência gratuita para quem tem dificuldade com tecnologia.

Por fim, fique atento ao seu extrato. O prazo de 14 de fevereiro de 2026 é a sua última oportunidade de resolver a pendência administrativamente.

Verifique agora se o seu benefício está sendo alvo de “sangria” indevida e garanta o seu dinheiro de volta.

Mas, para saber mais informações sobre o INSS, clique aqui*.

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.