Aposentados do INSS devem ler este comunicado hoje (08/09) sobre o saque do FGTS em 2025

Aposentados do INSS devem ler este comunicado hoje (08/09) sobre saque do FGTS e correr atrás dos seus direitos
Se você é aposentado pelo INSS, preste bem atenção neste aviso envolvendo o FGTS de 2025, o qual repassamos nesta segunda-feira (08). Isso porque, geralmente, a concessão do benefício não libera apenas o pagamento mensal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com os dados oficiais da autarquia, ele só é executado se, junto com ele, tiver uma carta de concessão. Ou seja, o Instituto entrega uma certidão específica que garante acesso a valores que ainda podem estar esquecidos no PIS, PASEP e no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Esse documento funciona como uma autorização para que os bancos liberem o dinheiro que pertence ao trabalhador e que continua depositado nas contas vinculadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que o documento autoriza?
Assim que o INSS concede a aposentadoria, o segurado recebe a certidão para saque de PIS, Pasep e FGTS. Esse comprovante autoriza a instituição financeira a pagar valores que ainda estejam disponíveis em nome do trabalhador.
Além disso, vale destacar que o mesmo ocorre quando o INSS concede pensão por morte. Nesse caso, a certidão serve para que o dependente autorizado retire os valores que o segurado falecido não sacou em vida.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Há também outra situação: Quando o trabalhador falece e não deixa dependentes com direito à pensão.
O INSS emite a chamada Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte. Esse documento, no entanto, por si só não basta para sacar os valores. O banco pode exigir outros documentos emitidos pela Justiça ou por órgãos oficiais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como obter o documento?
O segurado não precisa ir a uma agência do INSS para pedir essa certidão. O acesso está disponível no Meu INSS, tanto no aplicativo quanto no site.
O processo é simples:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Acesse o sistema com CPF e senha;
- Na barra de busca “Do que você precisa?”, digite o nome do serviço;
- Se for aposentado ou pensionista, selecione “Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS”;
- Se for familiar de trabalhador falecido sem direito à pensão, selecione “Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte”.
Com o documento em mãos, basta apresentá-lo no banco para dar entrada no saque.
Como sacar o FGTS em caso de aposentadoria?
Ao se aposentar, o trabalhador pode sacar todo o saldo disponível em sua conta do FGTS, inclusive valores depositados por empregadores ao longo da vida profissional. Para isso, é necessário:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Apresentar a certidão emitida pelo INSS;
- Levar um documento de identificação oficial com foto;
- Informar os dados bancários;
- Ou, optar pelo saque direto na agência da Caixa Econômica Federal, gestora do FGTS.
Se o trabalhador continuar empregado após a aposentadoria, os depósitos mensais do FGTS seguem sendo feitos normalmente.
Nesse caso, o saque pode ser realizado mês a mês, sempre que novos valores entrarem.
Por que isso importa?
Muitos aposentados não sabem que têm direito a valores adicionais além da aposentadoria. Assim, o saque do FGTS, do PIS/PASEP pode representar um reforço significativo no orçamento, principalmente em um momento da vida em que a estabilidade financeira é prioridade.
Por isso, verificar e solicitar esses recursos é um passo essencial para não deixar dinheiro parado.
MAS ATENÇÃO! Só solicite o saque do FGTS pelos canais oficiais. Não entregue documentos ou senhas a terceiros e desconfie de mensagens não oficiais.
Afinal de contas, alguns golpistas costumam usar o benefício como isca. Entretanto, se quiser saber mais informações sobre o INSS e seus direitos, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.