Uma nova proposta sugere recálculo no valor do benefício previdenciário mensal, mas o texto exige algumas condições específicas que estão em tramitação
Este mês, a Câmara dos Deputados anunciou uma medida que pode beneficiar significativamente os segurados do INSS que, mesmo após se aposentar, decidiram continuar trabalhando.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não tem acompanhado, a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família deu aval para o substitutivo do Projeto de Lei 2567/11, da deputada Laura Carneiro, do PSD-RJ.
De acordo com a Agência Câmara, essa proposta autoriza o recálculo do valor da aposentadoria para aqueles que contribuíram por mais de 60 meses após o recebimento inicial do salário. Ou seja, os aposentados que voltaram a exercer atividade remunerada e seguiram contribuindo ao Regime Geral de Previdência Social, o RGPS, poderão solicitar um novo cálculo do benefício mensal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, esse recálculo será baseado nas contribuições adicionais feitas após a aposentadoria. Por exemplo, se um aposentado contribuiu por mais de 5 anos após se aposentar, ele pode ter direito a um aumento no valor do seu benefício. Com essa medida, a Câmara dos Deputados busca garantir que os aposentados que continuam contribuindo para o sistema previdenciário mais justo e proporcional.
Todos têm direito à reanálise?
Não. Por enquanto, a Câmara dos Deputados não considera todos os pagamentos previdenciários, que são diversos. Por exemplo, o texto excluiu os casos de aposentadoria por invalidez e aposentadoria especial. Em contrapartida, incluiu os pensionistas, que poderão requerer o recálculo do benefício.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Informe do INSS chega hoje (02/09) com recurso que antecipa a liberação de benefícios à lista de CPFs
● Informe sobre o INSS mostra 4 passos para se aposentar antes dos 60 e com beneficio acima de R$1.518
● Informe sobre o INSS chega com promessa de 2 mudanças que atinge em cheio CLTs que querem se aposentar em 2026
Agora, a tramitação do projeto ainda segue em caráter conclusivo. As comissões de Finanças e Tributação, de Constituição e Justiça de Cidadania analisarão a proposta. Caso aprovem, ela seguirá para o Senado, onde finalmente os senadores decidirão se aprovam ou não as mudanças nas aposentadorias.
Conclusão
- Em resumo, a Câmara anunciou medida para beneficiar aposentados que trabalham;
- A proposta autoriza o recálculo de algumas aposentadorias após 60 meses de contribuição;
- Por exemplo, os aposentados que contribuíram mais de 5 anos poderão ter um aumento;
- O recálculo será baseado em contribuições adicionais após aposentadoria, dentro das regras;
- Porém, as aposentadorias por invalidez e especial estão excluídas da nova proposta;
- Pensionistas também poderão requerer o recálculo, mas projeto ainda será analisado.
+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre o INSS em 2025!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE