INSS arma plano para ampliar benefício exclusivo aos aposentados e pensionistas em 2025

O órgão do Governo Federal comunica plano para ampliação de benefício aos aposentados e pensionistas neste ano de 2025

29/08/2025 19h30

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
INSS (Foto: Internet)

O órgão do Governo Federal comunica plano para ampliação de benefício aos aposentados e pensionistas neste ano de 2025

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento de milhões de aposentados e pensionistas, garantindo o benefício na conta. E falando nisso, o órgão do governo Federal arma um plano para ampliar benefício exclusivo aos aposentados e pensionistas neste ano de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ademais, a autarquia instituiu um projeto-piloto de ampliação do atendimento presencial nas agências da Previdência Social de todo o país.

Ampliação de benefício

De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União da quinta-feira (28), o órgão deve permitir segurados conseguirem atendimento para realização de alguns serviços específicos. Aliás, isso tudo sem a necessidade de agendamento prévio no aplicativo ou site Meu INSS ou na Central Telefônica 135.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer que, o projeto passa a funcionar a partir da próxima segunda-feira, dia (01) de setembro, possuindo duração de 90 dias. Vale dizer que, participam dos testes 19 postos em todo o Brasil. Em São Paulo, inclusive, duas agências fazem parte da iniciativa nas cidades de Mauá (SP) e Bastos, interior do estado.

As informações do jornal O Globo, ainda dão conta que, dentre os atendimentos que não irão exigir mais agendamento nas agências do projeto-piloto estão:

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

  • Emissão do Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais), outros extratos e documentos;
  • Atendimento por decisão judicial;
  • Emissão e atualização de senha do portal Gov.br;
  • Marcação, remarcação, cancelamento e consulta de agendamentos;
  • Análise de pedidos iniciais de aposentadoria e pensão, de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez e de manutenção e atualização de benefícios (com autorização da gerência);
  • Solicitação de antecipação de benefícios em caso de calamidade (essa medida depende de publicação sobre a calamidade no município, estado ou país).

Vale dizer que, pedidos mais complexos acabaram sendo excluídos da portaria e do projeto, como Seguro Defeso para pescadores, pecúlio e processos com decisão judicial (mandado de segurança), entre outros.

Modernização dos serviços

Ademais, a portaria destaca que, o projeto visa modernizar e tornar mais eficiente o atendimento ao público, “permitindo, em determinadas unidades, maior autonomia na resolução de demandas sem a necessidade de agendamento ou de tramitação burocrática interna prolongada”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, os gerentes podem ainda permitir outros atendimentos, segundo o fluxo e necessidade local. Os mesmos poderão designar servidores para analisar requerimentos na unidade, desde que atendam critérios operacionais e legais estabelecidos.

Assim, usuários com mais de 80 anos com processos atrasados e de áreas remotas sem acesso digital, podem ser atendidos em qualquer agência do Brasil, mesmo que não faça parte do projeto-piloto, segundo a portaria. Nesta situação, eles possuem preferência determinada por lei.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No piloto, o INSS deve monitorar o tempo médio de atendimento, percentual de não comparecimento, volume de requerimentos analisados e índice de conformidade nas decisões de forma administrativa.

Qual o valor da aposentadoria do INSS?

Em suma, neste ano de 2025, o valor mínimo da aposentadoria do INSS é de R$ 1.518,00 e o teto máximo é de R$ 8.157,41. Os benefícios do órgão, incluindo aposentadoria, auxílio-doença e pensão por morte, são reajustados anualmente, e o valor mínimo é definido com base na inflação medida pelo INPC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.