Adeus R$1518: INSS comunica o que faz esses aposentados perderem o benefício em 2025

INSS alerta: Saiba o que causa o corte de uma das aposentadorias mais requisitadas por trabalhadores e em quais condições
O INSS emitiu um alerta aos brasileiros que dependem das aposentadorias por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez) e especial, que estão entre as mais solicitadas no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com os dados oficiais, a autarquia pode, sim, cortar esses benefícios se os segurados não cumprirem as regras.
Portanto, é fundamental conhecer as condições para se proteger.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que causa o corte do benefício?
O principal motivo para a suspensão da aposentadoria por incapacidade permanente é o retorno do beneficiário a qualquer tipo de atividade remunerada.
Isso porque o INSS entende que, se a pessoa consegue trabalhar, ela recuperou a capacidade laboral que serviu de base para a concessão do benefício.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Além disso, a aposentadoria especial, concedida a quem trabalhou em ambientes de risco, segue a mesma lógica.
O INSS pode suspender o benefício se o aposentado retornar a atividades que o exponham a agentes nocivos à saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por outro lado, quem se aposenta por idade, tempo de contribuição ou pela regra programada pode continuar trabalhando sem risco de ter o benefício cancelado.
Exemplos para ilustrar a situação:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Aposentadoria por incapacidade permanente: Se uma pessoa consegue se aposentar após um acidente grave e volta a trabalhar como motorista de aplicativo, pode ter o benefício suspenso. Afinal de contas, essa atividade de motorista demonstra que ela recuperou a capacidade de trabalhar.
- Aposentadoria especial: Já um trabalhador aposentado por anos de exposição a ruído em uma indústria metalúrgica pode perder o benefício caso decida voltar a trabalhar na mesma função.
Informações adicionais:
Vale destacar também que essas condições também possuem regras adicionais, como:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Reabilitação Profissional: O INSS também pode convocar beneficiários para programas de reabilitação profissional. Se o segurado se recusar a participar ou for reabilitado para exercer outra função, o INSS pode cancelar o benefício;
- Perícia Periódica: Pessoas com mais de 60 anos (ou 55 anos de idade e 15 anos de benefício) e segurados com HIV/AIDS não precisam passar pela perícia médica periódica para continuar recebendo o benefício, a menos que o INSS suspeite de alguma irregularidade;
- Comunique-se com o INSS: Você deve sempre informar o INSS sobre qualquer mudança em sua condição de saúde ou retorno ao trabalho para evitar problemas futuros.
Como reagir à suspensão do benefício?
Se o INSS suspender seu benefício injustamente, você pode pedir uma revisão.
Basta apresentar novos laudos e exames médicos que comprovem a sua incapacidade.
Você pode fazer o pedido pelo aplicativo Meu INSS, pelo site oficial ou pelo telefone 135. Se a solicitação for negada, você pode recorrer à Justiça.
MAS ATENÇÃO!
Fique alerta! Golpistas têm se aproveitado dessa insegurança. O INSS nunca solicita depósitos, PIX ou senhas para manter sua aposentadoria.
O processo é sempre gratuito e feito apenas pelos canais oficiais. Desconfie de mensagens ou ligações de números desconhecidos. Mas, para saber mais informações do INSS, clique aqui. *
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.