É oficial: INSS emite comunicado aos aposentados, que vibram com dinheiro extra nesta quinta-feira (15)

Aposentados entram em êxtase após INSS emitir comunicado oficial sobre liberação de dinheiro extra para beneficiários

15/05/2025 9h10

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INSS anuncia dinheiro extra para aposentados (Foto: Montagem/TV Foco)

Aposentados entram em êxtase após INSS emitir comunicado oficial sobre liberação de dinheiro extra para beneficiários

Uma notícia promissora surge no horizonte para um grupo significativo de cidadãos brasileiros, trazendo a perspectiva de um alívio financeiro bem-vindo.

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Esta novidade representa uma oportunidade para reaver valores que podem fazer uma diferença considerável no orçamento mensal.

A partir de informações divulgadas pelo portal “Agência Gov”, a equipe do TV Foco, especializada em benefícios previdenciários, traz agora mais detalhes sobre o assunto.

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O que mudou para os beneficiários do INSS

Desde a quarta-feira, 14 de maio, aposentados e pensionistas vinculados a um importante instituto nacional podem requerer o estorno de descontos realizados por associações em seus pagamentos mensais. Este procedimento visa corrigir cobranças que não tiveram o consentimento explícito dos indivíduos.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) encaminhou notificações aos seus beneficiários que possuem descontos associativos ativos. Nestas comunicações, o órgão detalha os valores e as entidades responsáveis pelas cobranças, solicitando que cada pessoa indique se autorizou ou não tais débitos.

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Caso o cidadão não tenha dado permissão para o desconto, ele deve solicitar a devolução dos valores. Para tanto, o INSS disponibiliza o aplicativo e o site Meu INSS, além da central telefônica 135, como canais oficiais para essa requisição.

INSS (Foto: Reprodução / Globo)
INSS (Foto: Reprodução / Globo)

Alerta contra fraudes

O INSS reforça que o canal oficial para solicitar o reembolso de qualquer desconto indevido é exclusivamente o Meu INSS.

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Deste modo, o instituto não enviará mensagens SMS para o celular, links por qualquer meio digital, nem realizará ligações telefônicas para o segurado tratar deste tema.

Em situações de dúvida, os cidadãos podem e devem contatar a central de teleatendimento 135, que opera de segunda a sábado, das 7h às 22h.

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Como funciona o ressarcimento

Conforme uma instrução normativa que o INSS publicou no Diário Oficial da União, após a devida comprovação de que os descontos foram irregulares, os aposentados e pensionistas lesados receberão o ressarcimento dos valores.

Os beneficiários começaram a receber notificações na terça-feira, 13 de maio, através do aplicativo Meu INSS. Essas mensagens informavam sobre a identificação de descontos associativos, fossem eles autorizados ou não.

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Já na quarta-feira, 14 de maio, tornou-se possível para o usuário consultar o nome da entidade à qual está vinculado.

Assim, o beneficiário deve informar se permitiu ou não os referidos descontos. Se não houve autorização, ele pode solicitar a devolução diretamente pelos canais informados.

Dentro do aplicativo Meu INSS, o usuário precisa clicar no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. Em seguida, o sistema exibirá o nome da entidade e as opções para que a pessoa informe se, de fato, autorizou o débito.

Ao selecionar a opção que indica a não autorização do desconto, uma mensagem de confirmação aparecerá, informando que o pedido foi realizado com sucesso. Além disso, o sistema comunicará que as entidades associativas dispõem de até 15 dias úteis para responder à contestação.

Aplicativo do Meu INSS e notas de cem reais (Foto: Reprodução / Internet)
Aplicativo do Meu INSS e notas de cem reais (Foto: Reprodução / Internet)

O que acontece se o desconto for realmente indevido?

Se o beneficiário confirmar que não reconhece e, portanto, não autorizou a realização do desconto de associação em sua folha de pagamento, essa informação será encaminhada à entidade responsável pela cobrança.

A referida entidade terá um prazo de 15 dias úteis para apresentar a documentação que comprove a autorização do beneficiário ou, alternativamente, providenciar o ressarcimento dos valores.

Caso a entidade não apresente o comprovante de autorização de desconto do beneficiário, ela deverá realizar o ressarcimento ao INSS, utilizando uma Guia de Recolhimento da União (GRU) específica.

Após o recebimento dessa quantia, o INSS depositará o valor diretamente na conta bancária que está vinculada ao benefício do cidadão.

Contudo, se a associação comprovar a autorização, o beneficiário será informado sobre essa comprovação. Mesmo assim, ele poderá, se desejar, apresentar uma contestação formal.

Se a entidade não efetuar o ressarcimento nem comprovar a regularidade dos descontos, o caso será então encaminhado à Advocacia Geral da União (AGU) para que se tomem as medidas legais cabíveis para a cobrança e o ressarcimento.

Alternativas para quem não usa o aplicativo do INSS

Para aqueles que não sabem usar o aplicativo Meu INSS ou não possuem facilidade com tecnologia, não há motivo para preocupação. O beneficiário poderá realizar todo o processo de contestação e solicitação de reembolso por meio da central telefônica 135.

Este serviço de teleatendimento funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para um atendimento mais ágil, o INSS sugere que as ligações sejam feitas preferencialmente após as 16h ou aos sábados.

Meu INSS - Foto: Internet
Meu INSS – Foto: Internet

Acessando o Meu INSS

O aplicativo Meu INSS está disponível gratuitamente para download nas principais lojas de aplicativos: App Store (para dispositivos iOS) e Google Play Store (para dispositivos Android).

Após baixar o aplicativo, será necessário criar uma conta utilizando login e senha, informando o número do CPF.

Ademais, será preciso criar uma senha que atenda a requisitos específicos de segurança. A senha deve ter entre 8 e 70 caracteres, incluir pelo menos uma letra maiúscula e uma minúscula, conter ao menos um número e, por fim, apresentar pelo menos um símbolo (como @, !, &, *).

É fundamental que os usuários também preencham seus dados de contato, como e-mail e telefone, pois isso facilita o recebimento de notificações importantes e a recuperação da senha, caso seja necessário.

Para maior comodidade, existe também a possibilidade de criar a conta no Meu INSS por meio do internet banking de bancos credenciados. Basta acessar a opção “Entrar com seu banco” diretamente no aplicativo ou no site.

Para manter-se informado sobre comunicado do INSS e outras novidades, é recomendável ativar as notificações do aplicativo.

Após instalar o Meu INSS, o usuário deve clicar no ícone de sino, geralmente localizado na parte superior da tela do aplicativo. Esta ação o conduzirá para a tela de Notificações, onde encontrará a opção “Configurar Notificações”, permitindo habilitar o recebimento de alertas.

Para garantir o acesso e a segurança, os usuários devem seguir alguns passos importantes:

  • Baixar o aplicativo Meu INSS das lojas oficiais.
  • Criar uma conta Gov.br, utilizando o CPF.
  • Configurar uma senha forte, observando os critérios de segurança.
  • Manter dados de contato atualizados para recuperação de senha e notificações.
  • Habilitar as notificações no aplicativo para acompanhamento.

Considerações finais

A iniciativa do INSS em facilitar o processo de ressarcimento de descontos associativos indevidos representa um avanço significativo na proteção dos direitos dos aposentados e pensionistas.

Assim, o uso dos canais oficiais, como o Meu INSS e a Central 135, é fundamental para garantir a segurança e a efetividade do processo.

Dessa forma, os beneficiários podem reaver valores descontados sem autorização, corrigidos monetariamente, o que certamente contribui para uma maior justiça financeira.

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Autor(a):

Hudson William é um profissional com ampla experiência em comunicação social na web, acompanhando os bastidores da televisão brasileira desde 2008. A partir de 2012, passou a integrar a equipe do portal TV Foco, onde atua como redator, produzindo matérias com responsabilidade e credibilidade. Ao longo de sua trajetória, assinou textos em diversas editorias — de televisão e entretenimento a esportes, atualidades e curiosidades — sempre com foco em informar e engajar o público digital de forma clara, ética e relevante.

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