Todos os aposentados estão em festa com uma confirmação do INSS em que garante o pagamento do benefício, tudo isso confirmado na Globo
Nesta sexta-feira (17) os aposentados do INSS amanheceram mais tranquilos com um confirmação em jornal da Globo que garante R$1.518 ao bolso dos segurados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque o governo deu uma canetada em que acaba com uma obrigatoriedade que impediria alguns beneficiários de receberem o pagamento neste ano de 2025.
O time do TV Foco especializado em Previdência, a partir de informações do portal ‘Extra’, da Globo, traz à tona as últimas informações sobre a Prova de Vida do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque o bloqueio do benefício estava suspenso somente até o dia 31 de dezembro de 2024, mas voltará a ficar suspenso, após uma decisão do governo brasileiro.
Afinal, o que é a prova de vida?
- O INSS conta com mais de 40 milhões de beneficiários e boa parte dele estão em idade avançada;
- A prova de vida, como o próprio nome sugere, é para provar que o beneficiário está vivo;
- Isso porque evita o pagamento do benefício para uma pessoa já falecida, favorecendo pessoas que não estão aptas para isso;
- Além disso, evita fraudes e golpes, deixando todo o processo mais seguro para todos.
Bloqueio por Prova de Vida suspenso
De acordo com o portal ‘Extra’, da Globo, o INSS reeditará a portaria que garante a não suspensão ou não bloqueio do benefício por conta da falta da Prova de Vida.
Vale lembrar que essa regra estava em vigor até o dia 31 de dezembro de 2024, portanto expirou e isso gerou um pânico nos aposentados.
Porém, tudo indica que nos próximos dias já haverá essa renovação, sem a necessidade dos segurados precisaram realizar o procedimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque a Prova de Vida agora se faz através de cruzamentos de dados, todos disponibilizados pelo próprio INSS.
Cruzamento de dados para comprovação
Há poucos meses o INSS se tornou o responsável por realizar a Prova de Vida de todos os aposentados que dependem dela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora utilizam o cruzamento de dados de diversas situações, em que mesmo de casa, conseguem comprovar que estão vivos.
Algumas das maneiras é sacar o benefício com biometria no banco, realizar uma consulta médica no SUS, renovar a CNH.
Há também a carteira de vacinação, realizar a declaração do Imposto de renda e atualizar o CAdÚnico. Todos esses dados ajudam o INSS a realizar a Prova de Vida.
Conclusões finais
O INSS deve renovar a portaria em que não permite a suspensão ou bloqueio do benefício por conta da falta da Prova de Vida.
Isso porque agora o processo se dá através do cruzamento de dados, sem a necessidade do aposentado se dirigir até uma agência.
Quando começa o pagamento do INSS?
O pagamento do INSS neste mês de janeiro se inicia a partir da segunda-feira do dia 27, para quem tem o final do NIS em 1.