Posso ter o benefício suspenso em dezembro? INSS chega com nova obrigação aos aposentados em 2025

Fique por dentro da novas regras do INSS e saiba se você corre o risco de ter o benefício suspenso em dezembro
O INSS está com uma nova obrigação em vigor e atinge os novos aposentados, algo que não tinha até alguns meses atrás.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por isso, se você está na fila do programa para se tornar um beneficiário, precisa estar por dentro de todas as novidades, para não ficar perdido.
De acordo com o portal ‘Agência Brasil’, desde o dia 21 de novembro, as solicitações de novos beneficiários passaram a exigir comprovação biométrica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, todas as pessoas que estão na fila esperando entrar no INSS precisarão realizar a biometria, com o objetivo de combater fraudes.
Segundo o Governo, haverá o alcance em todos os beneficiários, mas quem já está aposentado não precisa correr para realizar o processo.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
“Quem já é aposentado, pensionista ou recebe algum auxílio não precisa tomar nenhuma medida imediata”, disse o programa.
Vale ressaltar que o INSS afirmou que não haverá impacto no recebimento do pagamento, portanto não terá o bloqueio do benefício por esse motivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso a pessoa necessite fazer a biometria, receberá contato do Instituto com antecedência, para que não afete o pagamento do beneficiado.

Pessoas livres da nova obrigatoriedade
Apesar de ter uma nova obrigatoriedade da biometria no INSS, há algumas pessoas que estão dispensadas por diversos motivos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Idosos com mais de 80 anos e pessoas com dificuldade de locomoção por motivo de saúde, desde comprovada, não precisam fazer a biometria.
Moradores de área de difícil acesso, migrantes em situação de refúgio e residentes do exterior também não têm essa obrigação.
Claro que tudo isso precisa de sua devida comprovação, seja um laudo médico ou então comprovante de residência, dependendo de seu motivo de isenção.
CIN terá papel fundamental no INSS
A biometria exigirá um cadastro, que neste primeiro momento aceitará documentos como a CIN, CNH e também o Título de Eleitor.
Porém o INSS já deixou claro que a partir do dia 1° de janeiro de 2028 a CIN se tornará o único documento com biometria aceito.
Vale ressaltar que a primeira via do documento é gratuita, independente da renda da pessoa, ou seja, pode solicitar já nos locais que emitem documento.
Lembrando que o RG terá validade somente até fevereiro de 2032, depois disso o documento de identificação oficial será justamente a CIN.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br