INSS comunica 5 motivos que te fazem ter aposentadoria negada e te impedem de receber benefício

Aposentadoria do INSS negada pode ocorrer por conta de 5 motivos cruciais que você precisa saber agora mesmo

03/09/2025 18h45

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
INSS e dinheiro - Foto: Montagem

Aposentadoria do INSS negada pode ocorrer por conta de 5 motivos cruciais que você precisa saber agora mesmo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), garante o sustento de milhões de famílias em todo o Brasil. Afinal, há muitos aposentados e pensionistas que, embolsam o benefício do órgão como única fonte de renda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todavia, existem idosos que acabam surpreendidos com o pedido de aposentadoria negada e são impedidos de receber o benefício. Ademais, há 5 motivos cruciais para isso que você precisa saber agora mesmo.

Aposentadoria negada no INSS

Em suma, a aposentadoria negada é uma situação mais comum do que muitos imaginam. O motivo específico do indeferimento do pedido varia de caso para caso. De acordo com o portal JusBrasil, há 5 principais razões na autarquia do Governo Federal que negam o pedido do pagamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1 – Ausência de documentação

    Ademais, os motivos podem ser inúmeros para que o pedido de aposentadoria seja negado pelo INSS. Porém, existem alguns que são mais comuns e que podem ser a causa do pedido não aprovado. Muitos segurados têm o pedido de aposentadoria negado porque esquecem ou desconhecem a documentação correta.

    2 – Falta de tempo de contribuição ou carência

    Ademais, outro motivo é a ausência de tempo de contribuição ou carência. Ademais, esse período e o de carência são contabilizados da mesma forma.

    NOTÍCIAS DE PARCEIROS

    Vale dizer que, o tempo de contribuição de carência antes da reforma da Previdência era contabilizado em dias, meses e anos, e a carência, por sua vez, sempre será contabilizada com o mês cheio.

    3 – Pendência no CNIS

    Por sua vez, as pendências no CNIS, como indicar a existência de uma pendência que precisará ser resolvida pelo segurado, tende a negar o pedido. Ademais, muitas vezes o segurado pega o CNIS e acha que está tudo correto, mas, pode haver informações erradas que podem atrasar o deferimento do pedido.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    4 – Empresa não pagou as contribuições do empregado

    Ademais, outra razão para a negação da aposentadoria do INSS é que, a empresa pode não ter pago da forma correta as contribuições, ou seja, a empresa não fez os devidos repasses. Em suma, isso é muito preocupante quando o pedido pode ser negado por isso.

    Logo, é fundamental que o segurado apresente uma comprovação de vínculo empregatício do período, para conseguir a aposentadoria. Ademais, a comprovação do vínculo faz toda a diferença no pedido de aposentadoria.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    5 – Perícia Médica Não Especializada

    Por fim, a quinta razão se trata da perícia médica. Ela pode interferir no pedido de benefícios do INSS. No caso de perícia presencial, se identificado que o perito não tinha uma especialidade ou capacidade para analisar o caso, o mesmo poderá buscar uma perícia judicial para analisar o caso de forma real e justa.

    Qual o valor da aposentadoria do INSS?

    Em suma, neste ano de 2025, o valor mínimo da aposentadoria do INSS é de R$ 1.518,00 e o teto máximo é de R$ 8.157,41. Os benefícios do órgão, incluindo aposentadoria, auxílio-doença e pensão por morte, são reajustados anualmente, e o valor mínimo é definido com base na inflação medida pelo INPC.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Por fim, veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.

    NOTÍCIAS DE PARCEIROS

    Autor(a):

    Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

    Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.