INSS comunica benefício extra em vigor aos idosos em 2025

INSS anuncia benefício extra totalmente gratuito para o atendimento de idosos ainda no ano de 2025; Saiba qual e como fazer uso dele.
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INSS oferece novo recurso para auxiliar aposentados do INSS (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Canva/TV Foco

INSS anuncia benefício extra totalmente gratuito para o atendimento de idosos ainda em 2025

Em 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) chegou a reforçar o seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade ao anunciar um benefício adicional voltado a todos, especialmente para idosos.

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Trata-se da gratuidade das ligações feitas por celular para a Central de Atendimento 135.

A medida, que já vinha sendo estruturada desde a publicação do edital em 21 de junho de 2024, representa um avanço no acesso da população aos serviços previdenciários.

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Até então, apenas chamadas realizadas por telefone fixo eram isentas de cobrança.

Assim, a equipe do TV Foco, com base em informações oficiais, traz abaixo mais detalhes sobre os serviços e como eles facilitam a vida de milhares.

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O que muda na prática?

Em suma, a gratuidade das ligações de celular para o 135 já está em vigor.

Embora a previsão inicial fosse para o final de 2022/início de 2023, o processo se estendeu devido à licitação e à instalação da infraestrutura necessária.

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O contrato para viabilizar esse serviço teve um valor máximo estimado de R$ 43 milhões por 12 meses de operação.

O objetivo foi garantir que qualquer cidadão possa entrar em contato com a Central 135 sem custos, inclusive a partir de telefones celulares.

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Atualmente, quem utiliza o celular paga pelo custo de uma ligação local, o que, para muitos usuários — especialmente idosos em situação de vulnerabilidade — representa um obstáculo financeiro.

Com a mudança, o serviço passa a ser gratuito em qualquer dispositivo, como já ocorre com chamadas originadas de linhas fixas.

A Central 135 do INSS oferece por telefone informações sobre:

Como será feita a implementação?

A previsão inicial era de que a gratuidade entrasse em vigor somente entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023.

No entanto, por depender da licitação e da instalação da infraestrutura por parte da empresa vencedora do certame, o processo se estendeu.

Agora, com o avanço das etapas administrativas e o orçamento já previsto, o INSS confirmou a efetivação da medida também para o segundo semestre de 2025.

O contrato previu um valor máximo estimado de R$ 43 milhões para um período de 12 meses de operação, cobrindo a infraestrutura técnica necessária para viabilizar a gratuidade.

Como a central de atendimento do INSS impacta a vida dos brasileiros?

De acordo com os dados do IBGE, só no período de 2019 – pico da Covid.

Cerca de 172 milhões de brasileiros foram potencialmente beneficiados pela medida.

Além disso, estima-se que 81% da população acima dos 10 anos possui um telefone móvel — o que torna o celular o principal meio de comunicação da maioria da população.

Com a ampliação da gratuidade, o acesso ao INSS foi democratizado, reduzindo barreiras para:

Como agendar atendimento pela Central do INSS e quais são os outros canais?

O atendimento do INSS via telefone 135 acontece de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Você também pode entrar em contato por meio desses outros canais:

  1. Meu INSS (site e aplicativo); – Clique aqui*
  2. Agências do INSS;
  3. Ouvidoria do INSS – Para reclamações, sugestões e elogios, acesse ouvidoria.gov.br.

Conclusão:

A gratuidade nas ligações para a Central 135 a partir de celulares representou um passo importante para ampliar o acesso aos serviços públicos de forma justa e igualitária.

A medida beneficia sobretudo idosos, que agora podem buscar informações e orientações sem custo.

O impacto foi sentido em nível nacional, com potencial de atender milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade.

 Mas, para saber mais informações do INSS, clique aqui. *

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

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