O INSS reforça o que deve ser feito para evitar bloqueios e garantir os benefícios; Saiba como funciona esse processo e como manter a segurança
O INSS comunicou, através das suas redes sociais oficiais, o que fazer para que milhares de brasileiros consigam garantir benefícios nesta quarta-feira (20). Em suma, esse processo se resume a manter as informações pessoais corretamente atualizadas, como nome, endereço, estado civil, telefone e e-mail.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque a autarquia reforça que qualquer divergência pode atrasar ou até suspender pagamentos.
Mesmo porque, esses dados desatualizados dificultam o contato com o INSS e comprometem solicitações futuras. Além disso, a atualização também agiliza a análise de pedidos, inclusive para quem ainda não recebe benefício, mas já possui tempo de contribuição registrado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, manter o cadastro em dia facilita a comunicação em casos de perícias, notificações, exigências e concessões. Isso garante eficiência e segurança, tanto para o segurado quanto para o próprio INSS.
Quem deve atualizar os dados do INSS e como fazer isso?
De acordo com a autarquia, os segurados englobam uma lista com aposentados, pensionistas, beneficiários do BPC, de auxílios ou trabalhadores que ainda aguardam a concessão de aposentadoria.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Informe do INSS chega hoje (02/09) com recurso que antecipa a liberação de benefícios à lista de CPFs
● Informe sobre o INSS mostra 4 passos para se aposentar antes dos 60 e com beneficio acima de R$1.518
● Informe sobre o INSS chega com promessa de 2 mudanças que atinge em cheio CLTs que querem se aposentar em 2026
O INSS oferece três canais oficiais para a atualização:
- Meu INSS (site ou aplicativo): Basta acessar com a conta gov.br, selecionar “Novo Pedido” e, em seguida, “Atualizar cadastro e/ou benefício”, enviando os dados necessários.
- Central 135: Disponível de segunda a sábado, gratuitamente, para solicitações de atualização.
- Agências do INSS: Em casos que exigem apresentação de documentos, como mudança de nome, estado civil ou profissão, é necessário agendamento prévio para atendimento presencial.
Exceção: Somente beneficiários que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) na categoria renda mensal vitalícia (RMV) – benefício previdenciário extinto, mantido apenas para quem já era beneficiário até dezembro de 1995.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, aqueles que já possuem a aposentadoria por invalidez com caráter vitalício também estão dispensados da obrigatoriedade de manterem os cadastros atualizados enquanto essa condição durar.
Essas categorias não sofrem bloqueio automático por inatividade cadastral, embora, é sempre bom deixar os dados atualizados – mesmo que não seja obrigatório – caso a autarquia precise entrar em contato.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais são os dados do INSS que devem ser atualizados?
Sempre que houver alteração, o segurado deve revisar e atualizar:
- Nome, estado civil e profissão;
- Endereço, telefone e e-mail;
- Situação de contribuinte (empregado, autônomo, facultativo, etc.) ;
- Dados bancários, quando houver necessidade de alteração.
MAS ATENÇÃO!
O INSS só aceita atualização de dados pelos canais oficiais. Nunca forneça informações pessoais ou senhas por e-mail, WhatsApp ou redes sociais, pois esses meios não são utilizados pela autarquia e podem expor você a golpes.
Mas, para saber mais informações do INSS, clique aqui. *