INSS comunica como liberar saque do PIS e FGTS aos idosos 60+

INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) confirmou que essa lista pode acessar o PIS (Programa de Integração Social) e FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço)
O INSS informou que se os idosos que morreram antes de se aposentar, os familiares têm direito a acessar o pagamento do PIS/PASEP e FGTS. Por ser direitos trabalhistas conquistados aos longo da vida laboral deles, é direito alguém receber se eles não puderem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, para sacar esses valores junto a Caixa Econômica Federal, os familiares precisam apresentar a certidão emitida pelo INSS comprovando a existência ou não de dependentes.
Em resumo, conforme informações do INSS, se o segurado falecido deixar dependentes para receber a pensão por morte do órgão, é necessário apresentar na Caixa a certidão de dependentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Então, como solicitar a certidão de dependentes do INSS?
Você poderá pedir pelo Meu INSS, telefone ou em casos mais extremos, pode recorrer diretamente a uma agência física do órgão para fazer a solicitação. Mas, se for pelo aplicativo, abaixo tem o passo a passo:
- Acesse o Meu INSS: Através do Meu INSS, faça login com seu CPF e senha.
- Pedido: Então, no menu principal, clique em “Do que você precisa?” ou “Novo pedido”.
- Pesquise a certidão: Digite “Declaração de beneficiário” ou “Certidão de Dependentes” e escolha o serviço correspondente.
- Preencha os dados: Então, aparecerá algumas instruções para preencher as informações do requerente e do falecido, incluindo a matrícula da certidão de óbito e a relação de parentesco.
- Anexe os documentos: Faça o upload da Certidão de Óbito e do seu documento de identificação (RG, CNH).
- Conclusão: Envie o requerimento e anote o número de protocolo para acompanhar o andamento do processo.
Então, após isso, será necessário aguardar para ter acesso ao documento. Uma vez que você é dependente, não há necessário medo de uma negação. Fica claro no sistema quem são os beneficiários.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Uma vez confirmado, você recebe e apresenta o documento na Caixa. Então, o valor que estiver disponível você irá sacar e dessa maneira, ficará com os recursos que era do falecido.
E a pensão por morte?
Além disso, esse dependente também deve ter direito a pensão por morte. O benefício corresponde a 50% da aposentadoria mais 10% por dependente. Sendo assim, é mais um auxílio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dependendo da idade do cônjuge, por exemplo, ela pode ser vitalícia. Sendo assim, é um benefício e tanto para ajudar pessoas financeiramente.
ALÉM DISSO, VEJA TAMBÉM ESSA NOTÍCIA DO INSS
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larisse Oliveira
Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br