Informe do INSS comunica como MEIs podem liberar benefício em 2025

Descubra nesta matéria como alguns Microempreendedores Individuais (MEIs) podem liberar benefícios do INSS em 2025.

13/09/2025 7h45

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
INSS e MEI (Foto: Reprodução/ Internet)

Veja como os MEIs podem liberar benefícios do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou um informe bastante importante para os Microempreendedores Individuais (MEIs). A autarquia destacou que quem estiver com as contribuições em dia poderá ter acesso garantido aos benefícios previdenciários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, ao se formalizar como MEI, o trabalhador passa a fazer parte da lista de segurados da Previdência Social. Dessa forma, isso significa ter direito a benefícios como a aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte, entre outros benefícios.

Aliás, a seguir, confira como os MEIs podem estar liberando algum desses benefícios agora em 2025 de acordo com as informações divulgadas pelo INSS, por meio do Programa de Educação Previdenciária, divulgado nas redes sociais da autarquia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como funciona a contribuição do MEI?

Conforme divulgado pelo INSS, o MEI paga uma guia mensal no valor de 5% do salário mínimo, mais alguns encargos de acordo com a atividade. Valor mais baixo do que a contribuição do trabalhador autônomo na categoria de contribuinte individual, que varia entre 11% e 20% do salário mínimo.

Informe do INSS aos motoristas e entregadores de aplicativo

De acordo com a autarquia, no Brasil, mais de um milhão e meio de pessoas trabalham com aplicativos de transporte e entrega. Ademais, para garantir os benefícios do INSS, esses profissionais podem contribuir como tanto como autônomos ou optar pela formalização como MEI, que é mais vantajosa.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Conforme divulgado pelo Instituto, quem escolhe ser MEI paga menos e ainda garante cobertura previdenciária para si e para a família. O programa lembra que muitos trabalhadores ainda não sabem que a contribuição é obrigatória. Sem ela, não é possível liberar nenhum benefício.

Ademais, o informe divulgado pelo INSS deixa claro que manter os pagamentos em dia é a chave para que o MEI tenha segurança e proteção. Assim, mantendo as guias em dia, quando necessário o trabalhador poderá liberar qualquer um dos benefícios que tenha direito, inclusive agora em 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual o valor do teto do INSS?

Em suma, agora neste ano de 2025, o valor mínimo dos benefícios do INSS é de R$ 1.518,00 e o teto máximo é de R$ 8.157,41. Ademais, anualmente, os benefícios passam por um reajuste com base na inflação medida pelo INPC.

Por fim, CLIQUE AQUI e veja tudo sobre o Instituto Nacional do Seguro Social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.