INSS comunica força-tarefa para antecipar benefício a idosos em 2025

INSS comunica força‑tarefa exclusiva para acelerar a liberação de benefícios a idosos em 2025. Confira todos os detalhes
Em 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) intensificou sua atuação para garantir mais agilidade na análise e concessão de benefícios assistenciais aos idosos que mais precisam.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com uma força-tarefa em todo o país, o INSS iniciou mutirões e atendimentos extras voltados ao BPC (Benefício de Prestação Continuada), destinado a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência.
Mutirões aceleram a concessão do BPC
Só em junho, mais de 3 mil pessoas com deficiência foram atendidas presencialmente em agências do INSS espalhadas por diversas regiões do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ideia dessa força-tarefa é simples e visa permitir que o cidadão que necessita do benefício passe por todas as etapas do processo em um único dia, como:
- Perícia médica
- Avaliação social
- Análise administrativa
De acordo com o INSS, se tudo estiver em conformidade, o resultado do pedido é liberado na hora, sem precisar esperar semanas ou meses.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
As ações vem sendo realizadas em capitais e cidades do interior, com destaque no último mês para:
- Capitais: Rio de Janeiro (RJ), Porto Velho (RO), Maceió (AL), Manaus (AM)
- Distrito Federal
- Interior: Caruaru (PE), Imperatriz (MA), Araruama (RJ) e Campina Grande (PB)
Além dos mutirões, várias agências do INSS também estão realizando atendimentos extras aos finais de semana, principalmente para quem já solicitou o BPC e está aguardando avaliação social.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais os requisitos para receber o BPC?
Em suma, o BPC é um direito garantido pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e garante um salário-mínimo por mês a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de qualquer idade.
Dessa forma, para ter acesso ao benefício, é preciso:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Ter renda familiar por pessoa de até R$ 379 (1/4 do salário mínimo)
- Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico)
Além disso, vale destacar que, não é necessário ter contribuído para o INSS. Ademais, o BPC não é aposentadoria, ou seja, não dá direito a 13º salário e nem gera pensão por morte.
Como participar dos próximos atendimentos extras?
De acordo com o INSS os mutirões e atendimentos extras continuarão até o final de 2025. Para participar, o interessado precisa agendar previamente por um dos seguintes canais:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Telefone 135
- Site ou aplicativo Meu INSS
A recomendação do Instituto é acompanhar as datas e locais dos próximos mutirões pelos canais oficiais do INSS ou pela Central 135.
Essa mobilização faz parte de um esforço conjunto do Governo Federal, que busca garantir dignidade, rapidez e respeito a quem mais precisa da assistência social.
Existe força-tarefa para antecipar a aposentadoria por idade?
Vale lembrar que o BPC é diferente da aposentadoria por idade.
Enquanto o benefício assistencial fica voltado a quem nunca contribuiu com a Previdência, a aposentadoria segue regras específicas de tempo de contribuição e carência.
Para quem já tem histórico no INSS e está perto de completar os requisitos, o ideal é se informar sobre a melhor forma de garantir o direito à aposentadoria.
Dessa forma, entre em contato com o INSS ou com algum especialista no assunto e veja o melhor caminho para solicitar e talvez até acelerar a chegada da sua sonhada aposentadoria.
Por fim, veja: INSS emite comunicado sobre bloqueio de pagamentos e crava regra sobre prova de vida
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br