Aviso do INSS hoje (16): Comunicado importante chega pra quem quer se aposentar em 2025

INSS emite comunicado essencial para quem planeja se aposentar em 2025 e destaca mudanças que exigem atenção imediata dos segurados

16/07/2025 23h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
INSS - Aposentados - Foto: Reprodução - Internet

INSS emite comunicado essencial para quem planeja se aposentar em 2025 e destaca mudanças que exigem atenção imediata dos segurados

A Reforma da Previdência, instituída pela Emenda Constitucional 103 em novembro de 2019, trouxe novos limites para aposentadoria do INSS e entrou em vigor mês a mês, com mudanças previstas até 2031.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, as novas regras definem que, no Regime Geral de Previdência Social (RGPS), mulheres devem cumprir mínimo de 62 anos de idade e 15 anos de contribuição, enquanto homens precisam de 65 anos e 20 anos de contribuição.

Fique conosco para entender como essas regras afetam o seu caminho até a aposentadoria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mudança na idade do INSS

O texto ressalta que ainda existem cinco modelos de transição para quem já estava no mercado de trabalho antes da reforma, com ajustes para cada faixa de segurados.

No entanto, a meta é suavizar a transição entre o sistema antigo e o atual, evitando mudanças abruptas para quem já contribuía.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

INSS chega com alerta para beneficiários (Foto: Divulgação)
INSS chega com alerta para beneficiários (Foto: Divulgação)

Portanto, essas regras evoluem anualmente, com o objetivo de alcançar definitivamente, até 2031, as idades e tempos fixos de 62 anos por mulheres e 65 por homens.

Mudanças nas regras

Dos cinco caminhos de transição, dois deles mantêm regras fixas para quem já tinha 28 anos e um dia de contribuição em novembro de 2019.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primeira segue o modelo de pedágio de 50% do tempo que faltava, sem exigir idade mínima, enquanto a segunda impõe pedágio de 100%, sendo que a idade mínima fixa permanece em 57 e 60 anos, respectivamente, para mulheres e homens.

Outras modalidades

Outras três modalidades combinam idade, tempo de contribuição e pedágio variável. Entre elas, a regra de pontos soma idade e tempo de contribuição, exigindo 92 pontos para mulheres e 102 para homens em 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já a transição com idade mínima progressiva solicita a cada ano mais seis meses, até alcançar os limites fixos de 62 e 65 anos, junto a um mínimo de 30 e 35 anos de contribuição.

Regras em vigor:

  • Regra dos pontos: mulheres – 30 anos contribuição + 92 pontos; homens – 35 anos contribuição + 102 pontos (em 2025)
  • Idade mínima + contribuição: mulheres – 59 anos; homens – 64 anos (em 2025), com aumento de 6 meses por ano até 2031
  • Pedágio de 50%: acréscimo de metade do tempo faltante em 13/11/2019, sem exigência de idade mínima
  • Pedágio de 100%: idade mínima de 57 (mulheres) e 60 (homens) mais tempo duplo do que faltava na mesma data

As mudanças podem mudar o valor do benéfico do INSS?

O INSS destaca que essas alterações podem impactar tanto a data de concessão quanto o valor do benefício, por isso recomenda a utilização da ferramenta “Simular Aposentadoria” no aplicativo ou site Meu INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a simulação permite verificar, de forma personalizada, qual regra gera melhor resultado. Mas atenção: o resultado da simulação depende da qualidade dos dados registrados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Conclusão

Por fim, com planejamento e atenção aos prazos, os segurados podem escolher a opção mais vantajosa e evitar surpresas no futuro.

Além disso, acompanhar as mudanças e manter os registros atualizados são passos essenciais para garantir uma transição segura rumo à aposentadoria.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.