INSS comunica liberação de auxílio relâmpago aos beneficiários hoje (26/06)

Liberação de auxílio relâmpago chega no INSS e quem possui direito precisa correr para garantir o seu quanto antes

26/06/2025 19h15

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
INSS - Foto: Montagem

Liberação de auxílio relâmpago chega no INSS e quem possui direito precisa correr para garantir o seu quanto antes

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos principais órgãos do Governo Federal. Afinal, o mesmo é responsável pelo pagamento da aposentadoria e pensões de milhões de beneficiários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a autarquia comunicou a liberação de auxílio relâmpago aos beneficiários nesta quinta-feira (26/06). Assim, o time de especialistas em benefícios do TV FOCO, traz à tona maiores detalhes sobre o assunto, a partir de informações do jornal Folha de S. Paulo.

Auxílio relâmpago do INSS

Em suma, após endurecer o prazo para a concessão do auxílio-doença automático, o INSS e o Ministério da Previdência Social regrediram na decisão e aumentaram o período de concessão do benefício pelo Atestmed (sistema para a inclusão de atestado médico online).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, o prazo agora passa a ser de até 60 dias de afastamento, consecutivos ou não. Vale dizer que, o prazo anterior era de seis meses (180 dias), mas caiu para 30 com a publicação da medida provisória que aumenta o IOF. A ampliação do prazo do auxílio-doença via Atestemed é provisória e vale por 120 dias.

O auxílio-doença automático foi criado na pandemia de Covid-19 para ser concedido sem a necessidade de perícia médica presencial, sendo ampliado em 2023 e 2024, como uma aposta para reduzir a fila de aposentadoria.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Virou um problema

Todavia, o que parecia ser uma grande vantagem se tornou um problema. No mês de maio, a fila do INSS chegou a quase 4 milhões de segurados à espera de uma resposta do órgão. Além disso, os gastos públicos com benefícios deram um salto.

De acordo com a ANMP (Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais), a baixa no prazo do auxílio concedido pelo Atestmed seria um “reconhecimento expresso” do governo do “fracasso” do serviço. Porém, afirma que outros ajustes também são importantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Se o objetivo for, de fato, controlar e reduzir a fila, é imperioso que o INSS e o Ministério da Previdência Social abandonem a política de permissividade em relação a requerimentos indevidos, sejam eles frutos de boa-fé ou de fraudes deliberadas”, relata a nota da associação.

Considerações finais

  • O INSS anunciou a liberação de um auxílio relâmpago;
  • Ademais, estamos falando dos benefícios concedidos pelo Atestmed, ferramenta online;
  • O auxílio-doença automático foi criado na pandemia para dispensar perícia presencial e depois ampliado para reduzir filas de aposentadoria;
  • A medida, porém, gerou problemas: em maio, a fila do INSS chegou a quase 4 milhões de pessoas;

Veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é o Atestmed do INSS?

Em suma, o Atestmed do INSS é um sistema digital eficiente. Ele possibilita aos segurados pedir o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) por meio de análise documental, sem precisar de perícia médica presencial.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.