INSS comunica liberação de extra mais esperado do ano hoje 23/6

INSS emite alerta importante sobre valor extra e como serão executados os pagamentos mais aguardados do ano.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

INSS emite comunicado sobre pagamento mais aguardado de 2025 (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/INSS)

INSS emite alerta importante sobre valor extra e como serão executados os pagamentos mais aguardados do ano

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou um comunicado com um aviso decisivo para aposentados e pensionistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque o órgão confirmou que vai pagar, ainda neste ano, o ressarcimento aos beneficiários que sofreram descontos indevidos nos seus proventos.

O pagamento ocorrerá em parcela única e alcançará todos os lesados de forma igualitária, sem lista de prioridades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale destacar que muitos esperam esse valor como um “extra” financeiro no ano, especialmente diante das fraudes recentes que afetaram milhares de segurados.

Sendo assim, nesta segunda-feira (23), pensando em muitos que ainda tenham dúvidas sobre esses valores, a equipe do TV Foco, com base em informações divulgadas pelo Estadão, traz abaixo um comunicado da autarquia a respeito desses pagamentos.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Governo organizará pagamentos sem ordem de prioridade

O primeiro ponto é que o INSS vai depositar os valores diretamente na conta bancária em que o beneficiário já recebe sua aposentadoria ou pensão.

A equipe técnica vai corrigir os valores antes do pagamento e vai garantir que todos os beneficiários em situação comprovada de prejuízo recebam ao mesmo tempo, sem preferência por:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O objetivo é garantir simplicidade, rapidez e justiça no processo.

Calendário:

O governo planeja realizar os depósitos em lotes, liberando dois grupos de beneficiários a cada 15 dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O INSS pretende divulgar o calendário oficial após a audiência de conciliação marcada para esta terça-feira, 24 de junho, no Supremo Tribunal Federal (STF).

A Advocacia-Geral da União (AGU) e o INSS coordenam os detalhes operacionais para garantir que o cronograma seja cumprido ainda em 2025.

A AGU recomendou que aposentados e pensionistas não entrem com ações judiciais para cobrar os valores.

O governo quer resolver os ressarcimentos pela via administrativa, sem que os beneficiários precisem acionar advogados ou tribunais.

A AGU registrou 69 mil ações judiciais relacionadas à fraude até agora e quer evitar que a judicialização atrase os pagamentos.

Mas cuidado com os golpes!

Além disso, é bom destacar que alguns criminosos têm aproveitado a situação para aplicar golpes, oferecendo adiantamento do ressarcimento mediante pagamentos prévios ou fornecimento de dados pessoais.

Sendo assim, o governo alertou que não cobra nenhum valor para liberar os pagamentos e que os beneficiários não precisam realizar nenhum cadastro adicional.

Por fim, o INSS orienta que ninguém repasse informações pessoais fora dos canais oficiais e que desconfie de qualquer proposta fora do padrão.

Como os pagamentos do reembolso do INSS irão cair na conta?

O beneficiário não precisará tomar nenhuma medida adicional para receber o valor. O INSS vai depositar o ressarcimento automaticamente na conta já cadastrada para o pagamento mensal.

O segurado poderá sacar o valor nos caixas eletrônicos, utilizar o aplicativo do banco ou comparecer a uma agência, conforme preferir.

Quem quiser confirmar as informações deve acessar o aplicativo Meu INSS ou ligar para a Central 135.

Conclusão:

Em suma, o governo decidiu simplificar e acelerar o ressarcimento aos aposentados prejudicados por fraudes, ao garantir o pagamento em parcela única e sem preferência de ordem.

O INSS vai divulgar em breve o calendário com os lotes de pagamento.

Os beneficiários devem acompanhar os canais oficiais e evitar qualquer proposta suspeita.

O processo será automático, gratuito e administrado diretamente pelos órgãos públicos. Mas, para saber mais informações do INSS, clique aqui. *

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile