INSS comunica medida extra para antecipar pagamento a idosos hoje 31/7

O INSS comunicou a realização de atendimentos extras para antecipar a concessão de pagamentos a milhares de idosos. Confira
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizou mais de 2 mil e trezentos atendimentos extras no Rio de Janeiro para acelerar a análise de concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Veja todos os detalhes nesta quinta-feira (31).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ação que ocorreu durante todo o mês de julho no Rio faz parte dos esforços do INSS para desafogar a fila de espera por perícias médicas e avaliações sociais, dessa forma, antecipando os atendimentos de milhares de segurados.
Os mutirões de atendimento extra realizados pelo INSS visa atender especialmente processos relacionados ao BPC, que garante um salário todos os meses a idosos com mais de 65 anos, ou pessoas com deficiência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais as regras do BPC?
Em suma, o BPC é um auxílio garantido pela assistência social e pago pelo INSS. Ele é voltado para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e que não têm meios de garantir o próprio sustento.
Têm direito ao BPC os idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de qualquer idade, desde que a condição de baixa renda seja comprovada.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Ou seja, é preciso mostrar que não há como se manter financeiramente, nem contar com o apoio da família para isso.
Ademais, para ter acesso ao benefício, a renda mensal por pessoa da família deve ser inferior a 1/4 do salário mínimo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o solicitante precisa estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). Contudo, não é necessário ter contribuído ao INSS para solicitar o BPC.
Medida extra do INSS para antecipar pagamento a idosos
Equipes de peritos médicos, assistentes sociais e servidores administrativos fizeram parte dos mutirões de atendimentos que rodaram por todo o estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o INSS os atendimentos ocorreram em diversas cidades do Rio de Janeiro, como Nova Iguaçu, São Gonçalo, Araruama, Cabo Frio, Duque de Caxias, entre outras.
A ação ocorreu também em finais de semana, com foco maior em análise documental, orientações e resoluções de pendências. Tudo visando conferir celeridade a concessão do benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual o calendário de pagamentos de julho do BPC?
O calendário de pagamentos segue o mesmo dos benefícios previdenciários do INSS. Sendo feitos de acordo com o final do número do benefício, ignorando o dígito verificador. Veja as datas:
- Final 1: 25 de julho;
- Final 2: 28 de julho;
- Final 3: 29 de julho;
- Final 4: 30 de julho;
- Final 5: 31 de julho;
- Final 6: 1º de agosto;
- Final 7: 4 de agosto;
- Final 8: 5 de agosto;
- Final 9: 6 de agosto;
- Final 0: 7 de agosto.
Por fim, veja: INSS comunica nova medida inédita para antecipação além do salário hoje 30/7
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br