Nova medida do INSS comunica benefício inédito à lista de idosos hoje 8/8

O INSS tomou uma nova iniciativa em que chega para facilitar a vida de uma lista de idosos nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira (08), alguns idosos já estão dentro de uma nova iniciativa proposta pelo Governo que atinge um benefício do INSS. A ideia é facilitar a vida dos beneficiários, que possuem condições de mobilidade mais precária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dentro do programa há o BPC, voltado para idosos acima dos 65 anos e também pessoas com deficiência. Este segundo grupo precisa realizar perícia médica para que possam renovar o recebimento do programa.
Porém, uma mudança entrou em vigor nesta semana e agora as pessoas com deficiência do BPC que atingem os 65 anos não precisam mais realizar a perícia médica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse é um grande benefício para esse grupo, já que evita uma dor de cabeça extra e também ganham tempo, sem realizar o processo.
A mudança acontece por conta da Portaria Conjunta n°33, publicada no Diário Oficial da União, que chega para beneficiar 150 mil pessoas.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
É importante ressaltar que essa regra vale exclusivamente para os beneficiários do BPC por deficiência que já atingiram a idade de 65 anos.
Quem está isento da perícia médica no BPC?
Há alguns grupos que também estão isentos da reavaliação por dois anos, que vai além dos idosos de 65 anos de idade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O primeiro deles são as pessoas com deficiência que passaram a receber novamente o BPC após estarem trabalhando com carteira assinada ou autônomo.
Aqueles que deixaram de receber o benefício temporariamente por receber auxílio-reclusão e voltaram também possuem essa isenção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sem contar aqueles que a perícia médica identificou uma deficiência permanente, já que carregarão isso para o resto da vida.
Mas em todos esses casos a dispensa da realização da perícia é válida somente até que o governo desenvolva um sistema específico para registrar os casos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem pode receber o BPC?
O BPC (Benefício de Prestação Continuada) é uma ramificação que há dentro do INSS. Porém, pago somente aos idosos 65+ e pessoas com deficiência.
Mas além desses requisitos também precisam ter uma renda per capita que seja no máximo a de 1/4 do salário mínimo.
Ele tem um valor mensal garantido de um salário mínimo aos segurados, que atualmente está em R$1.518. Mas isso desde que sigam todos os requerimentos.
É importante ressaltar que não há o pagamento do 13° salário neste programa, diferente da aposentadoria.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br