INSS comunica o que está reduzindo o 13º salário dos idosos hoje 3/6

INSS surpreende ao anunciar o motivo para redução no valor do 13º salário dos idosos
Nos últimos anos, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tornaram-se alvos frequentes de golpistas que exploram sua vulnerabilidade para aplicar fraudes financeiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em abril de 2025, a Polícia Federal revelou que, entre 2019 e 2024, milhares de aposentados tiveram descontos irregulares nos seus benefícios, identificados como mensalidades cobradas por associações sem autorização dos beneficiários.
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em previdência e das informações divulgadas pelo Serasa detalha agora medidas que devem ser tomadas para não perder a segunda parcela do 13º salário em um golpe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Golpe contra aposentados do INSS
Além disso, criminosos têm se passado por funcionários do INSS, entrando em contato com aposentados para solicitar informações pessoais sob pretextos falsos, como atualização de dados ou agendamento de perícia médica.

Porém, com os dados em mãos, os golpistas cometem fraudes usando o nome do segurado.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Links falsos
Outra prática comum é o envio de links falsos por redes sociais ou mensagens, prometendo consulta a supostos direitos de indenização ou ressarcimento de descontos indevidos.
Porém, ao clicar nesses links e fornecer informações pessoais, as vítimas têm seus dados utilizados em fraudes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Proteção
Para se proteger, é fundamental que os aposentados adotem medidas preventivas.
Além disso, o INSS orienta que os segurados mantenham seus dados atualizados no Meu INSS ou pelo telefone 135, não forneçam informações pessoais por e-mail, mensagem ou telefone, e desconfiem de mensagens não identificadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dicas para não cair em golpes:
- Mantenha seus dados atualizados no Meu INSS ou pelo telefone 135.
- Não forneça informações pessoais por e-mail, mensagem ou telefone.
- Desconfie de mensagens não identificadas e não clique em links suspeitos.
- Acesse o Meu INSS na plataforma gov.br para confirmar contatos ou convocações.
- Utilize serviços de monitoramento de crédito para receber alertas sobre atividades suspeitas.

O INSS entra em contato com os beneficiários?
O INSS também alerta que nunca entra em contato direto com os segurados para solicitar dados ou envio de documentos.
Contudo, as convocações oficiais são feitas por carta, notificação do banco pagador, e-mail ou publicação no Diário Oficial da União. Além disso, sempre estarão registradas no perfil do segurado no site Meu INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em casos de suspeita de fraude, o segurado deve procurar imediatamente a instituição financeira envolvida e registrar a reclamação no Portal do Consumidor (consumidor.gov.br), além de comunicar o ocorrido ao INSS.

CONCLUSÃO
Por fim, a prevenção é a melhor forma de proteção contra golpes.
Além disso, manter-se informado, adotar práticas de segurança e desconfiar de contatos não solicitados são atitudes essenciais. Para assim, garantir a segurança dos dados e benefícios dos aposentados e pensionistas.
Veja também matéria especial sobre: Aviso do INSS nesta terça chega às mulheres que querem se aposentar em 2025.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Wellington Silva
Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu